Saber como comprar o primeiro imóvel é muito importante: esse é um momento especial que requer um bom planejamento, e não entrar em negócios prejudiciais é fundamental para não frustrar o sonho da casa própria.

É preciso seguir um passo a passo para ter uma boa organização, tentando incluir desde as possibilidades de pagamento, separação de valores, estudo sobre as formas de compra, até a escolha do imóvel que será adquirido.

Neste texto, separamos os principais passos para que você compre o primeiro imóvel com segurança e tranquilidade. Acompanhe!

Planejar as finanças

O primeiro passo para comprar o primeiro imóvel é fazer um planejamento financeiro. Veja quanto você consegue economizar por mês, pesquise como funciona a compra de um imóvel e o valor médio das parcelas e verifique sua disponibilidade financeira.

É importante fazer isso antes de qualquer coisa, para que você comece o planejamento com uma ideia de quanto pode gastar. Muitas vezes, as pessoas procuram os imóveis antes de se planejar financeiramente e percebem que o valor não se encaixará no orçamento somente quando estão para fechar o negócio.

Para não perder tempo e ter planos frustrados, o primeiro passo deve abranger suas finanças e economias da família. Assim, ficará mais fácil procurar imóveis e formas de pagamento que estão com os valores adequados.

Escolher e analisar o imóvel

Depois de fazer um bom planejamento financeiro e saber exatamente qual é a sua reserva e o quanto poderá gastar por mês, é hora de filtrar as opções de imóveis e analisar cada possibilidade.

Comece separando por bairros: onde você gostaria de morar, quais deles trarão menos custos com transporte, já risque aqueles que a família não deseja. Isso facilitará a busca e não causará frustrações, pois você pode achar um imóvel com um bom preço, mas em um local inapropriado.

Separando os imóveis que a família se interessou, é hora de analisá-los individualmente. Veja todos os pontos: se são novos, como é a infraestrutura, se será necessária alguma reforma ou obra. Tudo isso deve influenciar a sua decisão, principalmente se você não sabe como comprar o primeiro imóvel.

Estudar sobre as principais formas de compra

Certo, você já separou as melhores opções de imóveis na sua região, fez um bom planejamento financeiro e sabe exatamente quanto gastar. Mas como é feito o pagamento? Como os imóveis têm um preço elevado, o mercado oferece algumas formas para quitá-los.

A mais conhecida e comum é o financiamento com uma instituição financeira: o comprador paga uma entrada e quita o restante do valor em parcelas que variam de acordo com as taxas e os juros definidos em cada banco.

Também há os parcelamentos com construtoras e incorporadoras, que vendem seus próprios empreendimentos e oferecem condições facilitadas para pagamento. Aqui, também é possível comprar um imóvel na planta e pagar um valor bem atrativo.

Há quem prefira comprar um imóvel à vista, ou seja, pagar todo o valor em uma única parcela. Apesar de conseguir um bom desconto dessa forma, geralmente é muito difícil juntar todo o montante para o pagamento, e isso requer um ótimo planejamento e economia.

Separar o valor da entrada

Uma dúvida muito comum sobre como comprar o primeiro imóvel é em relação ao valor de entrada. Geralmente, as instituições financeiras cobram a quantia referente a 30% do financiamento e isso pode frustrar o plano de muitas pessoas.

Por isso, antes de qualquer coisa, é fundamental estar preparado para esse pagamento e já separar esse valor. Existem opções, como algumas faixas do Minha Casa Minha Vida, que não cobram a entrada ou apresentam um valor reduzido.

Também é possível negociar com as construtoras ou incorporadoras para reduzir esse valor, mas isso é uma exceção. Logo, para um bom planejamento, o dinheiro já deve estar separado. Com uma boa economia e a separação de uma reserva mensal, é possível juntar essa quantia.

Preparar o pagamento de taxas e outros custos

Pessoas que não sabem como comprar o primeiro imóvel podem cometer um erro muito grave: achar que só é necessário arcar com o valor do bem, seja em um financiamento ou à vista. É fundamental considerar qualquer outro custo, para não ter surpresas desagradáveis.

O financiamento pode ter outras taxas e exigir o pagamento do seguro, além de ser comum que o contrato especifique que o comprador deverá arcar com o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Portanto, na hora de se planejar, não esqueça de levar tudo isso em consideração. Converse com o vendedor, corretor imobiliário ou construtora para ficar ciente de todos esses custos adicionais, para já separar esse dinheiro e não ser pego desprevenido quando ocorrer alguma cobrança.

Analisar e assinar o contrato

O último passo antes de começar a fazer o pagamento é a análise e assinatura do contrato de compra e venda. Mesmo que você não conheça os termos que estão escritos, leia todas as cláusulas com cuidado e não deixe de perguntar se houver qualquer dúvida.

O contrato é o documento que demonstrará todos os seus direitos e obrigações, tanto em relação aos valores quanto às características do imóvel. Ele trará a previsão de multas pelo descumprimento de cláusulas, prazos de pagamento, taxas, responsabilidade pelos impostos, etc.

Assim, ele é fundamental para comprovar qualquer acordo que foi feito e é muito importante no momento de demonstrar algum descumprimento da outra parte, sendo possível fazer a execução judicial e cobrar o que foi assinado.

Fazer negócio com empresas sérias e com experiência na área traz mais tranquilidade nesse momento, pois não haverá nenhuma cláusula que seja prejudicial ou muito onerosa para uma das partes. Mesmo assim, se ainda houver dúvidas, consulte um advogado e analise junto com ele o contrato.

Seguindo esses passos sobre como comprar o primeiro imóvel, você terá segurança de que está fazendo um bom negócio, além de ter certeza de que não será surpreendido por algum descuido. Lembre-se de contar com uma empresa com experiência na área, que poderá ajudar em todas essas etapas.

Agora que você já sabe os principais passos para comprar o primeiro imóvel, é hora de conhecer 4 formas de pagamento para poder escolher a que se encaixa melhor nos seus planos!

2 respostas

  1. By Matthew Stenger Thursday, February 21, 2019 4 12 PM clomid fertility Western blotting was used to detect ARNT1, ARNT2, and tubulin using О± ARNT1, О± ARNT2, or О± tubulin antibodies, respectively

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *