Você sabe qual a diferença entre lote e terreno? O momento da construção de uma casa é muito importante na vida de uma família. Significa a realização de um sonho e requer muito planejamento para que seja construída a casa ideal, capaz de promover um aumento na qualidade de vida.

Em meio a tantas decisões envolvidas na construção de um imóvel, algumas questões importantes podem ser deixadas de lado. Um ótimo exemplo disso é a diferenciação entre lote e terreno. Muitas pessoas podem pensar que os dois termos se referem à mesma coisa, mas a clareza desses conceitos faz toda a diferença.

Neste artigo veremos qual é a diferença entre lote e terreno. Confira!

A diferença entre lote e terreno

Para começar a diferenciar lote e terreno, vamos começar analisando o conceito dos dois termos:

O proprietário de um grande terreno pode optar por fazer um loteamento. Nesse caso, ele fará as divisões – que normalmente são do mesmo tamanho – e criará vários trechos de terra que são chamados de lotes. Ou seja, dentro de um mesmo terreno existem vários lotes possíveis.

É importante notar que o terreno é, originalmente, de um único dono. Porém, depois de feita a divisão em vários lotes, cada um dos compradores será dono do seu lote e poderá fazer a sua própria construção.

Dessa forma, é possível alocar diversas famílias dentro de um grande terreno de forma organizada. As destinações mais comuns para os lotes são condomínios verticais ou horizontais, casas geminadas e outras construções.

As vantagens de comprar um lote

Agora você já sabe qual é a diferença entre lote e terreno, certo? Mas o que isso implica na prática? A resposta para essa pergunta é que optar por construir a sua casa em um lote pode oferecer algumas vantagens em relação a um terreno. Neste capítulo veremos quais são elas.

Adequação do lote

Geralmente, o dono do terreno tem uma grande preocupação em tornar todos os lotes viáveis para a construção. Por isso, você pode se preocupar menos com aclives ou declives, retirada de árvores ou com as condições do solo. O intuito do vendedor é atrair compradores interessados na construção de suas casas sem maiores complicações, então ele deve resolver essa questão antes da venda.

Infraestrutura oferecida

Outro fator que diferencia a compra de lote e terreno é a infraestrutura em torno dos lotes. Mais uma vez, o dono do terreno faz um esforço para proporcionar boas condições aos compradores. Por isso é comum que seja oferecida uma boa infraestrutura na região do loteamento, como pontos comerciais, escolas ou consultórios médicos – o que é muito importante principalmente nos casos de lotes mais afastados da cidade.

Condições de pagamento

A negociação pela compra de um terreno pode ser bastante complicada, principalmente quando você está comprando diretamente de outra pessoa física. O tamanho do terreno pode aumentar o valor, assim como uma série de fatores como a localização, o estado de conservação, etc. Já os lotes são criados justamente para serem vendidos, e em geral vêm com ótimas condições de pagamento aos interessados.

Suporte do vendedor

Por fim, é muito comum que o dono do terreno que foi loteado preste suporte aos compradores e facilite a construção da casa, indicando fornecedores locais, mão-de-obra conhecida e outras dicas importantes. Tudo o que você precisa para tornar realidade o sonho de construir a casa própria com segurança e tranquilidade!

Você já sabia a diferença entre lote e terreno? O que você está esperando para comprar um lote e iniciar a construção da sua casa dos sonhos? Entre em contato conosco!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *