Poupar dinheiro para investir no sonho da casa própria está entre os principais objetivos dos brasileiros. Porém, colocar isso em prática pode ser bem complicado – o que resulta nos inúmeros casos de pessoas que acabam desistindo de comprar um lote e construir a sua casa pela questão financeira.

Somos cercados por despesas de todos os lados e pagamos para consumir produtos e serviços diariamente – desde o estacionamento no centro da cidade até a conta e luz. A boa notícia é que todos esses custos podem ser reduzidos para que você consiga economizar o dinheiro necessário para construir o seu lar.

Veremos, neste artigo, 12 formas de poupar dinheiro para investir no sonho da casa própria! Acompanhe.

1. Evite as refeições fora de casa

Comer fora de casa, geralmente, custa mais do que uma boa refeição caseira. É claro que você não deve abrir mão de sair para jantar fora algumas vezes ao mês, mas procure incorporar a comida caseira à sua rotina em vez de almoçar em restaurantes todos os dias.

2. Controle os gastos com transporte

Os gastos com o transporte estão entre os mais expressivos do orçamento familiar. Usar o carro diariamente pode significar um grande custo com gasolina ao fim de um mês, por exemplo. Para contornar esse gasto, você pode combinar um sistema de caronas para o trabalho, adotar o transporte público ou, então, comprar uma bicicleta e aproveitar para fazer exercícios.

3. Opte por uma festa de casamento em conta

O desejo de ter a casa própria costuma vir à tona quando se aproxima o casamento. Por isso, é uma ótima ideia optar por uma festa mais simples e utilizar parte do dinheiro para investir nesse sonho.

4. Aguarde para trocar de carro

Se você pensa em trocar de carro ou se comprometer com outro gasto expressivo, faça um esforço para aguardar até que a sua casa esteja encaminhada. Certamente, essa espera valerá a pena depois que você terminar as obras e tudo esteja do jeito que sempre quis.

5. Procure por descontos

Se você não possui o costume de ficar de olho nos descontos, está perdendo uma grande oportunidade de poupar um dinheiro precioso no seu orçamento. Cada pequena economia pode ser fundamental para investir no sonho da casa própria.

6. Faça lista de compras para ir ao mercado

Sempre que você for ao mercado, procure listar todos os itens necessários. Isso evita que você vá sem um objetivo definido e acabe gastando mais do que deveria.

7. Procure alternativas de lazer

O que não faltam são atividades de lazer gratuitas. Procure optar por elas em vez de outras que exigem o pagamento de ingressos. Além disso, sempre que for possível, encontre alternativas menos onerosas para ter acesso a livros e músicas – como procurar uma biblioteca em vez de comprar os livros que deseja ler, por exemplo.

8. Deixe o cartão de crédito de lado

Evite sair de casa com o cartão de crédito na carteira. Dessa forma, você terá tempo para refletir bem sobre a necessidade de comprar os produtos que encontrar nas lojas.

9. Não pague para se exercitar

Realizar atividades físicas regularmente é fundamental para manter uma boa saúde – e pode ajudar a evitar gastos com medicamentos. Entretanto, não é preciso pagar uma academia todos os meses para isso, já que existem diversas opções gratuitas – como guias na internet ou atividades ao ar livre.

10. Reduza as despesas recorrentes

As despesas recorrentes são aquelas que você paga todos os meses, ou seja, elas exercem uma influência constante no seu orçamento. Revise quais são realmente necessárias e busque reduzir tudo o que for possível.

11. Agende programas caseiros

Quando for combinar programas com os seus amigos, procure agendar encontros caseiros em vez de ir a bares ou festas. Os custos envolvidos em um encontro na sua casa certamente serão muito menores.

12. Não chute o balde

Tomar tantos cuidados financeiros pode ser uma atividade bem cansativa. É muito comum que, depois de tanto tempo controlando rigorosamente os gastos, as pessoas que estão poupando dinheiro façam compras impulsivas para compensar. Se esse desejo surgir, reúna as suas forças para contê-lo e se mantenha firme no objetivo de investir no sonho da casa própria.

O que você achou das 12 formas de poupar no seu orçamento para investir no sonho da casa própria? Você já adota alguma delas? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *