Se você está ou já esteve no processo de compra de um lote, já deve ter reparado que essa não é uma das tarefas das mais fáceis, pois existem muitas variáveis importantes que se deve levar em conta antes de escolher a melhor opção.

Nesse post, vamos lhe ajudar a conhecer e tomar alguns cuidados para que esse processo se torne mais fácil.

Antes de qualquer coisa, o ideal é ir até o local e pedir para o corretor lhe mostrar todas as opções possíveis e que atendam suas necessidades. Tente ser o mais racional possível, e saiba que estar acompanhado de um amigo ou parente, que não esteja tão envolvido emocionalmente com a compra, pode lhe ajudar a não agir por emoção e a não errar ao escolher um lote.  

Localização

Comece analisando o que lhe atrai. Ter muitos ou poucos vizinhos?  As vias de acesso são boas? Quanto tempo gastarei para chegar em casa no dia-a-dia? Ter uma vista permanente é importante? Depois, tente analisar de que maneira o sol baterá na sua futura casa. Procure lotes que viabilizem um projeto simples e no qual os quartos fiquem expostos ao sol da manhã.

Potencial de valorização

Já imaginou como seria ótimo que em poucos anos seu imóvel valesse muito mais do que quando você o comprou?

Não é muito fácil fazer essa análise ao escolher um lote, mas escolha lotes localizados em regiões que são o vetor de crescimento da cidade, ou seja, na região que está crescendo, surgindo novas casas e novos bairros.

Imagine que com o tempo, quanto menos opções estiverem disponíveis, mais caros elas ficarão. Essa é a lei da oferta e da procura. Então, se você perceber que é um dos primeiros a comprar e que o loteamento é promissor, com certeza, estará fechando um bom negócio.

Relevo

Quanto ao relevo, os lotes podem ser planos, em aclive ou declive. Cada um deles tem seus prós e contras e, basicamente, o que deve definir a escolha é a quantia que você tem disponível para construir e qual estilo de casa você gosta.

Os lotes planos são os que menos dinheiro demandam e resultam em casas no nível da rua e sem muita vista. Já os que ficam em aclive ou declive demandam de maiores volumes de terraplenagem, e muros de contenção, ou seja, acabam exigindo mais investimento.

Mas por outro lado, permitem projetos mais  diferenciados, que resultam em uma boa vista, seja pela parte da frente da casa (Lotes em Aclive) ou pelos fundos (Lotes em declive)..

Legislação

Nada melhor do que evitar surpresas desagradáveis, não é mesmo? Então, pergunte ao corretor, quais as normas vigentes da Prefeitura local para aquele lote, como qual altura máxima permitida e qual área total permitida para construir. Dependendo delas e do tamanho do lote, sua casa poderá ser maior ou menor.

Infraestrutura

Tão legal quanto ter uma casa bonita é tê-la funcionando direito. Para isso acontecer, é muito importante que o loteamento tenha sido projetado e construído considerando sua ocupação máxima. Assim, nunca faltará água, o esgoto sempre irá para o lugar correto, a energia elétrica não cairá e a água da chuva não vai alagar sua rua.

Se o bairro for novo, consulte na prefeitura se o empreendedor cumpriu com todas as exigências das obras de infraestrutura, já que é difícil verificar todas essas questões apenas visitando o lote.

Documentação

Antes de fechar qualquer negócio, esse último cuidado é um dos mais importantes. Em hipótese alguma compre um lote sem analisar sua documentação. Cheque absolutamente tudo. Exija a matrícula atualizada (expedida em menos de 30 dias) do imóvel, que é fornecida pelo cartório de registro de imóveis da cidade.

Verifique se a empresa que está vendendo o lote é a mesma que consta como proprietária na matrícula.

Verifique no Procon se não há reclamações de clientes quanto ao loteamento em questão, solicite todas as Certidões negativas de débitos e não se esqueça de ler o contrato atentamente.

Tomar esses cuidados requer dedicação, mas somente assim você terá certeza de que vai fazer um excelente negócio. Gostou das nossas dicas para escolher um lote? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *