Ao decidir comprar uma casa ou apartamento é preciso avaliar todas as vantagens e desvantagens que envolvem o imóvel, incluindo o seu entorno. Analisar a infraestrutura do bairro e da cidade escolhida para morar é primordial para evitar arrependimentos futuros e para que toda a família fique satisfeita com a escolha. Mas você conhece a infraestrutura de Itabira-MG?

Neste post mostraremos os principais motivos para comprar um imóvel na cidade mineira. O município oferece qualidade de vida, baixo custo — se comparada às grandes metrópoles—, belezas naturais, entre outras características que fazem de Itabira um lugar especial dentro do estado.

Se interessa pelo tema e quer saber os motivos para investir em um imóvel em Itabira? Siga conosco e conheça as vantagens que você encontrará na cidade!

Motivos pelos quais você precisa investir em Itabira

Itabira está localizada na região sudeste do país, encontra-se a cerca de 100 quilômetros de distância de Belo Horizonte e tem uma população aproximada de 110 mil habitantes. Gostou do que leu até aqui? Pois saiba que listamos mais razões para mostrar a você que é um bom negócio investir nessa cidade. Acompanhe.

Melhor qualidade de vida

Quem escolhe viver em Itabira consegue aliar natureza com infraestrutura de cidade de grande porte. Manter saúde e viver próximo à natureza pode ser uma ótima equação para uma vida com qualidade.

A cidade conta com imóveis que agradam todos os tipos de pessoas, tanto as que preferem uma arquitetura moderna, com grandes prédios e estrutura de lazer completo, quanto quem ainda tem o sonho de morar em uma casa ou em imóveis mais antigos.

O município oferece grandes oportunidades de lotes para a construção de moradias próximas à natureza, como o Flamboyant e o Vale do Sol.

Todos os principais serviços de saúde, assim como instituições bancárias, supermercados, padarias, restaurantes, podem ser encontrados nos 86 bairros, distritos e localidades espalhadas pela cidade de 1.254 quilômetros quadrados.

Baixo custo de vida se comparado às grandes metrópoles

Apesar de ter infraestrutura semelhante às grandes cidades, como Belo Horizonte, Itabira oferece um custo de vida mais baixo.

Não por acaso, imobiliárias e grandes construtoras têm procurado lançar empreendimentos em cidades fora das grandes metrópoles, e isso vem ocorrendo em Itabira com o crescimento do mercado imobiliário.

Isso se justifica pelo valor do metro quadrado, que seguindo o custo de vida mais baixo, ele também oferece preços mais em conta do que outros do mercado. Assim, esse fator passa a ser um interessante investimento para quem deseja aplicar recursos, por exemplo.

Escolhida a melhor cidade para se viver

Itabira foi eleita a melhor cidade para se viver pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). O dado foi obtido por meio do Índice de Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros, calculado em 2006 e divulgado em 2009.

Ele mede a qualidade de vida nas cidades devido ao desempenho obtido em vários setores, como educação, geração de emprego e renda, além de saúde.

Os índices da pesquisa variavam de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo da nota 1, melhor é o desenvolvimento do município. No levantamento, Itabira recebeu a nota de 0,8548, sendo enquadrada com o melhor resultado e alto índice de desenvolvimento humano.

A pesquisa é interessante do ponto de vista das ações desenvolvidas pelo poder público na cidade e também pelos resultados da economia. Estar em primeiro lugar do ranking indica que bons trabalhos foram desenvolvidos ao longo dos anos em saúde, educação, emprego e renda.

Acesso à universidade de qualidade

Ao decidir mudar ou investir em uma cidade, uma das preocupações é com a situação da educação no município. Itabira conta com uma extensa rede escolar, tanto privada quanto pública, desde o ensino infantil até o técnico e superior.

Mas o que garante destaque à cidade é a presença de uma universidade de qualidade. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi fundada em 1913 e, inclusive, é a quinta universidade mineira mais bem colocada no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC).

A universidade recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos, ou seja, está entre as excelentes dentro do ranking, que leva em consideração a qualificação do corpo docente, as condições de infraestrutura, as notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros.

Em relação aos de pós-graduação, o índice considera os conceitos atribuídos aos programas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Unifei oferta 2.183 vagas para graduação e 433 vagas para pós-graduação.

Ótimo desenvolvimento econômico

A infraestrutura de Itabira está relacionada à mineração, uma das principais fontes de renda e de desenvolvimento econômico do município. A Vale movimenta substancialmente a economia da cidade.

Por isso, se comparada às outras cidades de igual porte, Itabira permite uma maior possibilidade de valorização dos imóveis devido à quantidade de recursos que circulam e as tendências de crescimento, já que a mineração é um campo ainda em extensa exploração.

Segundo a Vale, em 2010 foi iniciado no município a preparação de unidades para o beneficiamento do itabirito compacto, um minério com teor de ferro menor. Uma nova usina foi instalada, com adequação das instalações existentes para a exploração mineral, mantendo a capacidade produtiva da companhia e aumentando a vida útil das atividades locais.

Belezas naturais

Além das características que tornam Itabira uma opção atrativa para moradores e turistas, como a situação econômica, há também o patrimônio cultural e as belezas naturais.

Visitas ao Parque Municipal da Água Santa, o Memorial Carlos Drummond de Andrade, Ipoema e a Serra dos Alves são algumas das atividades imperdíveis existentes na região e que podem ser ótimas oportunidades para descansar e espairecer.

Conhecer a infraestrutura do local onde vai comprar o imóvel é importante antes de tomar qualquer decisão. É fundamental levar em consideração qualidade de vida, custo, educação, oportunidades de emprego e renda. Decidir por uma cidade com a infraestrutura de Itabira que, apesar de não ser capital, tem muitos aspectos de uma grande cidade, pode ser uma ótima opção de investimento.

Agora que você já conheceu mais sobre a infraestrutura de Itabira e já sabe alguns motivos para investir em um imóvel na cidade, entre em contato com a IMG Empreendimentos Imobiliários, uma empresa que trabalha com imóveis próprios nessa cidade com foco no setor residencial, e saiba mais sobre as oportunidades na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *