Quando falamos sobre imóveis, a dúvida entre financiar um lote ou uma casa pronta está sempre presente. Você está começando uma vida a dois e sente que é o momento de investir em uma moradia adequada para a sua família. Mas e agora, qual é o próximo passo?

Financiar um lote proporciona a oportunidade de construir uma casa do jeito que você sempre sonhou, com todas as comodidades para a sua família. Por outro lado, uma casa pronta não requer que você tenha que investir tempo e paciência ao longo de toda a construção.

Veremos quais são os principais pontos positivos e negativos de financiar um lote e uma casa ponta para ajudá-lo nessa decisão. Confira!

Valor do investimento

Vamos começar analisando o valor do investimento que você teria ao financiar um lote ou uma casa pronta. Como regra geral, o custo de financiar um lote e construir a sua casa é menor do que adquirir uma casa pronta – chegando a uma economia de até 30% do valor.

Por outro lado, é preciso considerar que uma obra pode estar repleta de imprevistos que aumentam os seus custos – podendo atrasar a conclusão da obra ou até mesmo fazer com que os custos superem ao da compra de uma casa pronta.

Tempo disponível

Se financiar um lote para construir uma casa é mais barato e permite que você personalize o imóvel do seu jeito, por que essa não é a opção escolhida por todos? Um dos aspectos considerados é o tempo disponível – afinal, uma obra costuma levar meses.

Um casal que deseja se casar e morar juntos dentro de 6 meses pode não ter o tempo necessário para encontrar um lote, pensar no projeto da casa e executar toda a construção. Porém, se esse mesmo casal não tiver problemas em esperar um pouco mais para a sua união, o tempo deixa de ser um problema.

Etapas envolvidas no processo

Além do tempo de espera até ser possível fazer a mudança para a sua nova moradia, será preciso dedicar muito tempo dos seus dias ao longo de todo o processo da construção. Cada um dos detalhes precisa ser analisado e executado com muita calma – desde a elaboração do projeto da casa até a escolha da cor da tinta do seu quarto.

Muitas pessoas têm aversão a obras por conta de todo o estresse que elas podem causar. É preciso lidar com diversos profissionais e tomar muitas decisões importantes – sempre correndo o risco de acontecimentos imprevistos, atrasos e aumento dos custos envolvidos na obra.

Comodidade do imóvel

Se você deseja morar em uma casa que tem tudo o que você sempre sonhou, financiar um lote e construir a sua própria casa é a melhor alternativa. Será possível executar todos os seus planejamentos – que podem ser inviáveis ao optar por financiar uma casa pronta.

Por mais cômoda que seja a casa escolhida, existem diversos fatores que podem estar em desacordo com o que você deseja: uma garagem apenas para um carro, uma cozinha pequena, quartos mal distribuídos, ausência de um espaço adequado para montar um escritório ou um pátio muito pequeno.

Ficaram claras as diferenças entre financiar um lote para construir ou uma casa pronta? Qual das opções parece mais atrativa para você? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *