A valorização do lote é o principal fator que deve ser levado em consideração antes tomar a decisão de investir o seu dinheiro na aquisição de um terreno.

Seja para construir a casa própria, para quem tem planos de moradia no futuro, ou para construir uma casa para alugar depois, no caso de quem pensa em transformar sua propriedade em uma fonte de renda permanente, ou ainda, para quem pensa em comprar um lote para revender, a possibilidade de valorização do terreno no futuro é o que vai determinar se você fez um bom negócio ou não.

Características do próprio loteamento, assim como particularidades do seu entorno e da vizinhança podem contribuir para que o preço final do imóvel seja bem diferente do valor pago pelo terreno.

Veja quais fatores observar para prever a valorização do lote e escolha o terreno certo.

1. Localização é fundamental na valorização do terreno

O endereço é, sem dúvida, o primeiro item que pode indicar se o lote será valorizado ou não.

Regiões da cidade com potencial de urbanização e bairros com potencialidade de revitalização costumam abrigar loteamentos disponíveis que futuramente tendem a se valorizar a medida que a região for crescendo.

Aspectos geográficos do entorno do lote também devem ser consideradas. Barrancos, assim como a passagem de rio ou córrego nas redondezas, pode ser um fator de risco para deslizamentos, desabamentos e inundações, o que costuma desvalorizar o lote.

2. Os arredores contam na valorização do loteamento

O aspecto dos imóveis vizinhos e as características da vizinhança também fazem a diferença no preço de um terreno. A presença de vielas, becos e a aparência de descuido na manutenção dos imóveis existentes no local, podem ser fatores de desvalorização do lote.

Já, locais com ruas visualmente bem organizadas, com padrão similar nas construções e calçadas bem demarcadas, tendem a valorizar o terreno.

3. A topografia influencia na valorização do lote

Terrenos muito irregulares, com aclive ou declive acentuados, além de exigirem maior investimento na construção, devido aos custos de terraplanagem e ou aterramento, tendem a ser menos valorizados, justamente por esse problema.

4. A segurança na região também conta

Loteamentos situados em regiões bem iluminadas, que recebem ronda e patrulhamento constantes ou que estejam localizados próximos a postos de vigilância, Delegacia de Polícia, ou que seja beneficiados por iniciativas como o programa Vizinhança Solidária geram uma percepção positiva sobre a segurança do local e, consequentemente, são mais valorizados.

5. Os serviços públicos são importantes

Comprar um terreno que tenha proximidade ou ofereça fácil acesso aos serviços públicos essenciais da região, como Posto de Saúde, Hospital, Linhas de Transporte, Correio, Escola e Faculdade, já é meio caminho andado para se beneficiar da valorização futura do loteamento. Se o local ainda não dispõe destes serviços, é conveniente consultar os planos de investimento dos recursos municipais no bairro.

6. O comércio faz diferença

Além dos serviços públicos básicos, a existência de prestadores de serviços particulares nas proximidades do terreno, como consultórios médicos, hospitais  e escolas particulares, bancos, médicos, dentistas, despachante, cartório, chaveiro, ponto de táxi etc., também ajudam na valorização do lote.

Quanto mais estabelecimentos para facilidades no cotidiano, como padaria, açougue, farmácia, supermercado, feira, cartório, pet shop, academia e salão de beleza, existirem perto do lote, maior será o potencial de valorização dele.

Pontos turísticos e locais para lazer, entretenimento e cultura, como restaurantes, casas noturnas, centros culturais, clubes, galerias de arte, livraria, biblioteca, teatro, shopping, cinema, parques e praças são outros itens que contam muito para a valorização do loteamento.

Comprar um lote é um investimento viável, não apenas pelo preço justo da transação, já que adquirir um loteamento exige o pagamento de um valor menor do que o necessário para comprar um apartamento ou uma casa pronta, mas também pelas possibilidades de retorno que ele oferece, com a venda relativamente fácil do terreno.

Independentemente da finalidade do terreno, quem vai comprar um lote está disposto a dispor das suas reservas financeiras para adquirir um bem imóvel e, por isso, é prudente avaliar direitinho as condições do loteamento e suas reais possibilidades de valorização em curto, médio e longo prazo.

Gostou desse artigo sobre os seis fatores que influenciam na valorização do lote?

E você? Tem vontade de adquirir um lote? Em sua opinião, tem mais algum aspecto que contribui para a valorização do lote? Divida sua experiência conosco e conte pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *