Quando somos crianças poucas coisas são tão animadoras quanto uma folha em branco. Nela, podemos dar vazão à imaginação e criar o que quisermos. Ao comprar um lote o sentimento é bem parecido.

Entre a aquisição e a construção da casa própria, no entanto, pode haver um espaço de tempo muito grande. E nesse período é bem capaz que apareçam alguns problemas, principalmente se não você não tomar algumas medidas preventivas.

Quer se afastar dessa possibilidade? Veja a seguir quais cuidados são necessários para dar ao seu terreno a atenção que ele merece.

1. Capinar depois de comprar um lote

Existem dois motivos para você capinar a grama o quanto antes: a primeira é a saúde, já que uma região com mato alto pode atrair insetos; e a segunda é a parte estética da cidade e do lote, afinal, quem gosta de visitar ou comprar um lote em um local com terrenos baldios, não é mesmo?

Outra razão para controlar o crescimento da grama é a relação com seus vizinhos. Portanto, é essencial, e muitas vezes obrigatório, que você mantenha o mato capinado regularmente.

2. Cercar ou murar o terreno

Você não quer que outra pessoa “inaugure” seu terreno antes de você, certo? Então, garanta a segurança do seu futuro lar construindo uma cerca. Assim, você impedirá a ação de ladrões e também que seu terreno seja invadido por pessoas sem-teto.

Além disso, ao comprar um lote e protegê-lo com um muro você evitará desgastes com a vizinhança. Acredite: a falta de uma cerca pode trazer uma série de transtornos para quem já mora nas redondezas, pelo risco de haver invasões ou atrair animais de rua.

3. Recolher o lixo e o entulho

Nada atrai mais insetos como um terreno baldio cheio de lixo acumulado. Sendo assim, não permita que entulho ou qualquer outro tipo de sujeira ocupem o lugar onde futuramente sua casa será construída.

É importante lembrar que essa atitude livrará você de muita dor de cabeça. Até porque lixo acumulado pode entupir os bueiros, criar mau cheiro e ainda estragar a paisagem da região.

4. Eliminar os focos de mosquitos da dengue

Se depois de comprar um lote houver a presença de água parada, lixo e os demais problemas que citamos anteriormente é bem capaz que o terreno vire morada do Aedes Aegypti.

Apesar de ser famoso por transmitir a dengue, esse mosquito também é responsável pela transmissão do vírus da febre amarela. E você certamente deve estar a par do quanto essa doença tem preocupado as autoridades.

Para você ter uma ideia: apenas em Minas Gerais foram registrados 50 casos de morte por febre amarela em 2018. Tendo isso em mente é melhor não contribuir para o aumento das estatísticas, não é?

A decisão de comprar um lote sempre envolve muita pesquisa, tanto para saber se o investimento caberá no bolso quanto para averiguar se o espaço é condizente com o que você planeja. De uma forma ou de outra, é fundamental que você cuide do terreno assim como cuidará da casa quando ela estiver pronta.

Logo, assim que você comprar um lote coloque os cuidados que listamos aqui em prática.

Outra dica de ouro que você pode seguir é conferir o histórico da empresa responsável pelo loteamento. Dessa maneira você poderá respirar tranquilo e se concentrar exclusivamente no terreno.

E aí, gostou das dicas? Deixe sua opinião nos comentários!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *