IMG Empreendimentos Imobiliários - contratar profissionais para a obraContratar profissionais para obra não é uma tarefa fácil. Eleger as pessoas que vão materializar um imóvel, tal qual ele foi sonhado e planejado, é uma empreitada que exige alguns cuidados.

Uma construção pode envolver profissionais com diferentes especialidades, como arquiteto, engenheiro, designer de interiores, decorador, gesseiro, pedreiro, azulejista, pintor, eletricista, encanador, marceneiro e paisagista.

Saber o que cada um faz exatamente e quais devem ser os critérios para contratar profissionais para obra é fundamental para saber negociar adequadamente com o profissional e também para se prevenir no sentido de saber o que esperar de cada membro da equipe e garantir que o resultado final seja satisfatório.

Projetar e executar o sonho da casa ideal é uma tremenda responsabilidade, por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a montar uma equipe de primeira para tocar a sua obra! Continue lendo.

1) Entenda o que cada um faz antes de contratar profissionais para obra

Embora algumas profissões se complementam e muitos profissionais sejam habilitados para exercer mais de uma função na obra, é bom conhecer quais são as atribuições “oficiais” de cada um no projeto para entender quem faz o quê, antes de contratar profissionais para obra.

De forma resumida, estas são as responsabilidades e habilidades dos profissionais habitualmente envolvidos na construção de uma casa:

Designer de Interiores

O Designer de Interiores faz o papel de decorador. Ele cuida da harmonização dos ambientes internos, do ponto de vista estético, considerando as normas de funcionalidade, ergonomia, iluminação, conforto acústico e térmico

Combinando cores, texturas e tipos diferentes de materiais, esse profissional escolhe e sugere revestimentos de pisos e paredes, móveis e objetos de decoração, incluindo cortinas, tapetes, luminárias e paisagismo.

São algumas atribuições do designer de interiores: desenvolver o projeto de decoração, elaborar o orçamento dos materiais sugeridos. Pode ainda de coordenar a equipe de profissionais que executam o projeto, como marceneiros, pintores e gesseiros.  

Há formação específica para essa profissão, com curso técnico e superior.

Marceneiro

O Marceneiro projeta, confecciona, monta e instala diferentes tipos de móveis, incluindo a fabricação de móveis planejados, além de produzir revestimentos e objetos decorativos.

Esse profissional é quem sugere o tipo de material mais adequado para cada projeto, se responsabilizando pela sua procedência.

Existem cursos profissionalizantes no mercado para a formação do Marceneiro. O mais comum, entretanto, se dá pela prática e a experiência.

Encanador

O Encanador cuida de todas as instalações relacionadas à rede hidráulica e aos serviços de água e esgoto e captação pluvial, tais como, tubulações, calhas, válvulas e registros.

É atribuição do encanador montar, ajustar, instalar e reparar canos, pias, torneiras, vasos sanitários, lavatórios, chuveiro, tanques, caixas d’água e pontos de água quente e fria.

A formação desse profissional ocorre via cursos técnicos e profissionalizantes.

Eletricista

O Eletricista é o profissional responsável por instalar, inspecionar e reparar sistemas elétricos, incluindo fios, cabos elétricos, eletrodutos e circuitos. Na obra, isso representa o quadro de distribuição, os sistemas de iluminação, lâmpadas, alarme, torneiras elétricas, chuveiros, aquecedores e equipamentos elétricos da edificação.

A formação desse profissional também ocorre via cursos técnicos e profissionalizantes.

Azulejista

O Azulejista é o profissional habilitado para fazer a instalação de pisos e revestimentos do tipo “frio”, como ladrilhos, pisos e revestimentos cerâmicos, mármore, marmoglass, pastilhas de vidro, granito e porcelanato.

Esse profissional também pode se formar em cursos técnicos e profissionalizantes.

Paisagista

O Paisagista desenvolve e executa projetos de interiores e exteriores para integração da edificação ao meio ambiente. Isso inclui jardim de inverno, fachadas, jardins externos, gramados e paredes verdes.

A formação desse profissional se dá por cursos profissionalizantes..

Arquiteto

O Arquiteto é o profissional que elabora o projeto arquitetônico, desenha a planta, planeja os ambientes e assina a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da edificação, que o responsabiliza civil e criminalmente por eventuais irregularidades. É comum que ele desempenhe também todas as funções de um Designer de Interiores e Paisagista.

A formação desse profissional também se dá por curso superior em Arquitetura.

Gesseiro

É o Gesseiro quem prepara o local e coloca gesso em revestimentos, forros, molduras e sancas. No sistema de paredes de vedação feitas de gesso, o Drywall, é também o gesseiro executa o trabalho de instalação e de revestimento.

A formação desse profissional, geralmente, é baseada em prática e alguns cursos livres e profissionalizante do mercado.

Engenheiro

O Engenheiro pode colaborar a concepção do projeto da edificação além de realizar o projeto estrutural, elétrico e hidrossanitário. Ele executa o projeto elaborado pelo arquiteto e supervisiona a equipe na obra.

A formação desse profissional se dá por curso superior em Engenharia Civil.

Pedreiro

O Pedreiro, o Auxiliar de Pedreiro (antigamente conhecido como Servente) e o Armador são profissionais essenciais no canteiro de obras.

Pintor

O Pintor é o responsável pela pintura e texturização no acabamento da obra.

Carpinteiro
O carpinteiro é o profissional responsável por preparar, cortar e montar estruturas de madeira na obra, como a forma da estrutura.

2) Verifique as referências do profissional

Para ter êxito ao contratar profissionais para a obra, é prudente verificar se o registro deles está em dia, nos casos de profissões regulamentadas por entidades de classe, como o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).

Também é recomendável verificar se há registros de reclamações sobre o profissional, quando for Pessoa Jurídica, registradas junto aos órgãos de proteção ao consumidor, como Reclame Aqui e Procon.

Nos casos contratar profissionais para obra que sejam Pessoas Físicas é ainda mais importante solicitar o portfólio de trabalhos anteriores e, sempre que possível, visitar algumas obras realizadas por ele, assim como conversar com os antigos clientes sobre a qualidade do trabalho executado.

3) Documente todo o acordo de trabalho

Depois de selecionar a equipe, na hora de contratar profissionais para obra é fundamental registrar o acordo feito com cada um deles, incluindo: atribuições técnicas e responsabilidades, preços e prazos. Coloque tudo em um contrato para evitar problemas.

Construir ou reformar é uma realização que traz momentos de prazer, orgulho e felicidade, no entanto, é preciso se precaver ao contratar profissionais para obra, tomando alguns cuidados, desde a escolha dos profissionais que vão participar do projeto, para não ter “dor de cabeça”.

Gostou desse artigo sobre os principais cuidados para contratar profissionais para obra?

Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outras pessoas a se prevenirem ao contratar profissionais para obra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *