Apesar do que muitas pessoas pensam, é possível construir sem dor de cabeça. A construção de um imóvel não precisa ser aquela longa novela que estamos acostumados a ver – com aumento de custos, demora para o término e medo de não conseguir viabilizar a casa dos sonhos.

Se você deseja se manter longe de tudo isso e construir sem dor de cabeça, é preciso ficar atento a diversos fatores que fazem parte de uma obra. Cada uma das etapas é importante e merece a sua atenção.

Confira neste artigo 7 dicas incríveis para construir sem dor de cabeça!

1. Planeje-se financeiramente

O primeiro passo para construir sem dor de cabeça é realizar um bom planejamento financeiro. Já imaginou ter que realizar uma pausa nas obras por falta de dinheiro para continuar pagando a mão de obra? Ou então ter que comprar materiais de qualidade inferior para conseguir finalizar a construção?

Quando você possui uma boa margem de segurança financeira, tudo tende a fluir positivamente. É muito difícil fugir dos custos imprevistos, por isso eles devem fazer parte do seu planejamento financeiro.

2. Organize todas as etapas da obra

Uma obra é composta de diversas etapas – desde a compra de um lote adequado até o arranjo dos móveis para possibilitar a mudança da sua família. Essa visão geral de todas as etapas da obra é muito importante para construir sem dor de cabeça.

Se você colocar o foco apenas em levantar as paredes da casa, poderá ter surpresas quando começar a pensar sobre os acabamentos. Por essa razão o indicado é planejar todas as etapas da obra antes mesmo do seu início.

3. Contrate os profissionais adequados

Para construir uma casa será preciso contar com o esforços de diversos profissionais, certo? Entre eles estão o arquiteto e/ou Engenheiro, que fica responsável pelo projeto da sua casa e pode ser muito importante no processo de construção do imóvel.

Além disso, faça um bom estudo da mão de obra contratada para realizar a construção. Se possível, busque por indicações de bons profissionais e não tome essa decisão baseada apenas no valor cobrado – afinal, o barato pode sair caro quando o serviço não for bem feito.

4. Saiba comprar os materiais

A compra dos materiais precisa aliar dois fatores: qualidade e quantidade. Se você se guiar apenas pelos valores dos materiais, pode acabar comprando produtos de baixa qualidade que tendem a dar problema com o passar dos meses.

Uma dica para baixar os custos mesmo optando por materiais de boa qualidade é comprá-los em grande quantidade e armazená-los bem para não desperdiçar. Geralmente, é oferecido um bom desconto para compras de grande volume.

5. Assuma algumas tarefas

Se você quer uma coisa bem feita, faça você mesmo. Em uma obra é impossível assumir todas as tarefas, porém é possível que você fique responsável por algumas delas – como pintura ou instalação de alguns móveis. Colocar a mão na massa pode possibilitar a construção sem dor de cabeça.

6. Acompanhe a obra de perto

A sua supervisão sobre o andamento das obras e atenção a todos os detalhes é essencial para construir sem dor de cabeça. Quando você está presente diariamente no processo, fica sabendo de tudo o que acontece e tem as condições de resolver qualquer dificuldade.

7. Tenha paciência

A paciência é uma ótima virtude para acompanhá-lo ao longo da construção da sua casa. Esteja preparado para encarar contratempos e não tenha pressa para finalizar as obras. A pressa pode ser uma grande inimiga e causar muita frustração e dor de cabeça.

Você gostou das dicas para construir sem dor de cabeça? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *