A decisão de construir em lote e realizar o sonho da casa própria envolve muitos aspectos burocráticos. Não é somente contratar um pedreiro e dizer para ele como você quer sua casa, infelizmente.

Além de um bom planejamento financeiro, você precisa ficar atento às regras de construção existentes em sua cidade, além de resolver diversas outras questões. Então, se você pensa em começar a construir em seu lote, mas não sabe por onde começar, continue leitura que daremos algumas dicas importantes. Confira!

Verifique se o terreno está regularizado

Antes de iniciar uma construção em lote, você precisa ter certeza de que aquele terreno estará regularizado. Para isso, verifique se ele tem um número de matrícula registrado no cartório de sua cidade. Caso não haja, você deve providenciar a regularização de sua propriedade.

Este documento é como se fosse a certidão de nascimento do terreno. Nele, devem constar a localização do lote, os dados do proprietário, quaisquer alterações feitas no local, enfim, todo o histórico da propriedade. É impossível conseguir o alvará de construção sem a matrícula do terreno.

Decida como será o financiamento da construção

Esta é uma das partes mais importantes da etapa da construção de sua casa. Pense em como você vai pagar os materiais e a mão de obra. Antes de tomar esta decisão, você deve calcular todos os custos envolvidos na obra.

Caso você decida usar seus próprios recursos para construir, precisa fazer um planejamento financeiro para dar início ao projeto. Ponha as contas na ponta do lápis e veja quanto você pode gastar por mês para investir na construção de sua casa.

Mas se você prefere fazer as coisas mais rápido, há instituições bancárias como a Caixa Econômica Federal, por exemplo, que financiam os materiais de construção. O valor do crédito depende de sua renda.

Contrate um arquiteto e um engenheiro para fazer o projeto de sua casa

Para que sua construção siga os parâmetros estabelecidos pelo seu município e ainda atenda as necessidades de sua família, você deve contratar um arquiteto e um engenheiro civil para criar o projeto de sua casa.

Então, pense na quantidade de quartos necessários, do espaço de cada cômodo e ainda no número de banheiros, se terá um jardim, como será a garagem, o tipo de telhado, etc. Procure passar para o arquiteto e o engenheiro um panorama completo do que você e sua família precisam, para que o projeto atenda às suas necessidades por completo!

Dê entrada no alvará de construção

Antes de dar início às obras de sua tão sonhada casa, é preciso conseguir na prefeitura de sua cidade o alvará de construção. Para ter acesso ao documento, o terreno e o tamanho da construção seguir as regras do município.

No alvará consta a data de início e término da obra e se a construção não ficar pronta dentro do prazo, ele precisa ser renovado. É este documento que sua obra foi aprovada pelas autoridades e livra você de possíveis problemas futuros com as leis do município.

Contrate mão de obra qualificada

O sonho da casa própria pode se tornar um pesadelo, caso você não contrate as pessoas certas para trabalhar em na sua obra. Se você não conhece bons pedreiros, eletricistas e bombeiros, peça indicação ao arquiteto e ao engenheiro responsáveis pelo seu projeto.

Cogite também a possibilidade de contratar uma empresa especializada, pois assim você tem menos problemas para encontrar mão de obra qualificada, pois isso é responsabilidade da construtora.

Cuide dos detalhes

Depois que todos os aspectos burocráticos forem resolvidos e a mão de obra contratada, é a hora de você escolher os materiais para sua casa. Você deve escolher o acabamento de seu imóvel: pisos, tintas, equipamentos hidráulicos, entre outros. Nesse momento, conte com o auxílio do arquiteto e do engenheiro civil, para não errar na escolha!

Escolha uma decoração que tenha harmonia com seu imóvel.  Depois de tudo pronto é a hora de se mudar com sua família e usufruir de todo o conforto que você lutou tanto para conseguir.

Como você viu, começar a construir em lote não é uma tarefa fácil, mas vale a pena! Afinal, você pode fazer sua casa de acordo com suas necessidades e de sua família.

Se você está procurando um lote, a IMG Empreendimentos Imobiliários pode ajudar você a realizar seu sonho. Entre em contato conosco e saiba como!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *