Organizar o orçamento pessoal é uma etapa fundamental na concretização dos seus sonhos. Engana-se quem pensa que é preciso ganhar rios de dinheiros para realizar boas aquisições. O segredo está em saber lidar da forma correta com os recursos que você possui e conseguir reservar uma parte da renda mensal.
Muitas pessoas têm o sonho de comprar um terreno para construir a casa própria, mas encaram isso como uma realidade distante. Porém, mantendo um controle rigoroso sobre as suas despesas, é possível economizar o suficiente para tornar esse sonho realidade. Basta fazer um esforço para organizar o orçamento.
Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas dicas sobre como organizar o orçamento para realizar os seus sonhos. Confira!
Faça um diagnóstico inicial
O primeiro passo para organizar o orçamento deve ser fazer um diagnóstico inicial sobre as suas finanças. Para isso, busque analisar quanto você possui de saldo em caixa atualmente, qual é o valor da sua renda mensal, quanto costuma gastar por mês, como será a sua situação financeira em alguns meses e quanto costuma sobrar de dinheiro mensalmente.
Essa análise inicial ampliará a sua visão a respeito dos seus ganhos. É muito comum pessoas que acham que ganham pouco dinheiro mas descobrem que, na verdade, apenas estão gastando demais em coisas que não deveriam. Além disso, é preciso ter uma visão em longo prazo para possibilitar um planejamento eficiente.
Controle as suas entradas e saídas
Quanto mais você controlar as entradas e saídas financeiras que acontecem, menos dependerá da sorte para alcançar os seus objetivos. Sem um registro rigoroso sobre as suas finanças, será impossível identificar quanto você ganha e para onde está indo todo o seu dinheiro.
Por isso, adote um controle sobre as suas movimentações – seja em um caderninho, uma planilha digital ou um sistema especializado nisso. Com base nos seus registros será possível realizar análises e verificar quais despesas podem ser reduzidas, além de dar uma boa noção sobre o quanto é possível investir na realização dos seus sonhos.
Planeje os seus gastos
Se você não parar um instante para planejar os seus gastos, a tendência é que gaste um valor muito superior ao que poderia ser gasto. Ao organizar o orçamento mensal, é possível definir um valor limite para cada grupo de gastos: alimentação, supermercado, saúde, lazer, custos da casa, transporte, entre outros.
Compre apenas o necessário
Essa talvez seja a mais clichê das dicas, mas nunca é demais reforçar: compre apenas o que for necessário. Cada gasto, por menor que seja, significa um valor a menos para investir nos seus objetivos maiores. Antes de realizar qualquer compra, pergunte-se se realmente precisa daquilo e pense na concretização do seu sonho.
Compare e negocie preços
Cada compra realizada deve ser bem pensada e estudada. Muitas vezes, é possível encontrar o mesmo produto por um valor menor em outra loja, ou então negociar o seu preço para que saia por um preço melhor. Se somássemos tudo que é possível economizar dessa forma, você ficaria surpreendido com o dinheiro a mais no final do mês.
Estabeleça metas
Agora que você já conhece os principais cuidados para organizar o orçamento, é hora de pensarmos na realização dos seus sonhos. Se você deseja comprar um terreno para construir a casa própria, faça uma pesquisa para descobrir o quanto precisará investir nessa aquisição e quais são as condições de pagamento.
Com base nesses valores, é possível estabelecer metas que serão muito importantes para estimulá-lo a ser disciplinado. Quando você oficializa uma meta de economizar R$500,00 por mês para investir na casa própria, está assumindo um compromisso e fica mais fácil alcançar esse objetivo.
Mensure os resultados
O controle financeiro é uma atividade dinâmica, sujeita a alterações constantes. Por isso, é fundamental que você mensure os resultados e realize ajustes para viabilizar a realização dos seus sonhos. Trabalhe na redução das despesas e foque na meta traçada – sempre lembrando de registrar a analisar todas as movimentações. Dessa forma, ficará fácil realizar os seus sonhos!
O que você achou das dicas para organizar o orçamento e realizar os seus sonhos? Como você avalia a sua disciplina financeira? Deixe o seu comentário!