A tarefa de organizar as finanças pessoais é um dos grandes desafios da atualidade. Haja vista as reclamações generalizadas em relação ao dinheiro que acaba muito antes de o mês terminar.

É justamente a partir daí que os problemas começam, já que a receita financeira nem sempre é suficiente para pagar todas as contas. O resultado pode ser nosso velho conhecido: um mundo de empréstimos, compras com cartões de crédito e juros altos.

O despreparo em lidar com o próprio dinheiro pode trazer consequências incalculáveis, como endividamento, perda de bens e até crise familiar. Afinal, quando tem (falta de) dinheiro na jogada, o emocional fica comprometido. E, como ninguém quer passar por uma situação assim, é muito importante dar um jeito na vida financeira.

Sim, camarada: já passou da hora de criar uma cultura de organização das finanças pessoais.

Tenha o controle da sua vida financeira

Há quem diga que é impossível ter uma vida financeira controlada, principalmente quando se ganha pouco. Nesse caso, é preciso esclarecer que os termos “muito” e “pouco” são subjetivos, já que existem pessoas que ganham um pouco mais que o salário mínimo e conseguem ter estabilidade econômica, ou seja, sem dívidas e com as contas em dia.

Por outro lado, profissionais com salários altíssimos podem estar afundados em dívidas, já que quanto mais ganham, mais elevado é o seu padrão de vida.

Para que você mantenha as suas finanças sob controle, é preciso foco, perseverança e se apoiar em orientações valiosas, como as que daremos abaixo.

Identifique a sua renda 

Você sabe quanto você ganha por mês? A sua renda é o seu salário bruto deduzidos o imposto de renda, INSS, Vale Transportes e outros encargos. Dessa forma, o resultado dessa conta é o que você vai ter para se manter nos próximos trinta dias. 

Caso tenha, junte a esse montante outras fontes de renda, tais como aluguéis, trabalhos freelancer, aposentadoria, entre outros.

Crie uma lista de gastos

É importante criar o hábito de anotar tudo que você gasta no mês, desde o pãozinho que você compra na padaria até a prestação do carro. Esse controle pode ser feito em um caderno, planilha de Excel ou aplicativo.

O mais importante é, ao final do período, você conseguir identificar para onde está indo seu dinheiro e quais despesas podem ser cortadas ou em qual situação pode ser investido mais recurso.

Evite fazer mais dívidas

Caso já tenha dívidas, procure pagá-las o mais rápido possível.  Veja em sua planilha de gastos onde é possível reduzir despesas, renegocie com os bancos os juros e prazos de pagamento e estabeleça metas para quitar as obrigações.

Por outro lado, evite contrair novas dívidas e comprar por impulso. Se isso não for possível, procure pagar a vista ou em duas ou três prestações, no máximo. Quanto mais cedo você conseguir se livrar das dívidas, mais rápido irá organizar suas finanças pessoais.

Tenha uma reserva de emergência

Ninguém está livre de surpresas: uma doença, uma viagem inesperada, acidente,  uma reforma urgente no imóvel, perda do emprego ou qualquer outra eventualidade.

Tenha em mente que imprevistos sempre acontecem – essa é a única constante da vida. Por isso, devemos estar preparados financeiramente para quando eles surgirem.

Muitas pessoas têm dificuldade em guardar dinheiro, falando que o salário mal dá para pagar as contas. Contudo, você não precisa aplicar uma soma considerável.  Comece com pouquinho e vá aumentando com o tempo. Uma outra forma de ter uma reserva de emergência é pegar parte do 13º salário, férias e participação dos lucros e aplicar esse montante em algum fundo de investimento. 

E, por falar nele…

Busque outros tipos de investimento

A partir do momento que suas finanças estiverem organizadas, comece a pensar em outros tipos de investimento que não seja apenas poupar. Como assim?

Existem pessoas que, por mais que tentem, não conseguem ter disciplina para guardar dinheiro com regularidade. Por isso, acabam investindo em bens, como loteamento e empreendimentos imobiliários.

Essa é uma forma segura de aplicar seu recurso financeiro, pois as cidades e bairros estão crescendo com muita rapidez, necessitando de mais espaço para moradia. Isso faz com que esse investimento seja sempre vantajoso.

Uma ótima opção de casas e loteamentos está em Itabira, cidade tranquila, próxima a Belo Horizonte e com excelente qualidade de vida. Para realizar o sonho da casa própria, a IMG Empreendimentos está ao seu lado, oferecendo oportunidades que cabem no seu bolso, com a garantia de uma compra segura e sem dores de cabeça.

Quer saber como é possível transformar a vida de sua família? Entre em contato com a gente!

https://cocinamundo.es https://interpretacionsuenos.es https://mujerymaquillaje.es https://noticiasdeconomia.es https://ciness.es https://cochesdeportivos.net https://tecnologia.today

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *