O financiamento imobiliário é um assunto que levanta muitas dúvidas em qualquer interessado. Estamos falando sobre a possibilidade de realizar o sonho da casa própria, mas será que vale a pena criar uma dívida que pode se prolongar por décadas para conquistar esse sonho?

A primeira forma que pensamos em utilizar para avaliar se um financiamento imobiliário vale a pena é fazer cálculos. Tudo gira em torno do dinheiro que você tem, da sua renda mensal e de quanto você está disposto a abrir mão nos seus gastos para pagar as parcelas da sua casa própria.

Porém, esse é apenas um dos aspectos que devem ser levados em consideração. Afinal, estamos falando sobre anos de dívidas e da compra de um imóvel que pode ser passado para as gerações futuras da sua família.

Por essa razão, veremos como você pode avaliar se vale a pena realizar um financiamento imobiliário. Confira!

A questão financeira

Um dos principais aspectos que você deve estudar – senão o principal – é a questão financeira. Não existe motivo algum para contrair uma dívida tão grande sem ter a certeza de que você conseguirá pagá-la, não é?

Por isso é importante realizar cálculos simulando o pagamento do seu financiamento imobiliário ao longo dos anos. Qual é a parcela dos seus rendimentos que ficaria comprometida com essa dívida? Ainda sobraria dinheiro para pagar o restante das suas despesas sem se apertar demais?

Lembre-se que estamos falando de uma dívida que se estenderá por muitos anos, por isso é muito importante pesquisar qual banco tem as melhores taxas de juros para o seu imóvel, pois uma pequena diferença representa bastante dinheiro ao longo dos anos.

Estabilidade pessoal

Optar por um financiamento imobiliário é uma decisão que deve ser tomada com muita calma e levando em conta todos aspectos da sua vida. Avalie a situação no seu emprego atual, quais são as suas perspectivas financeiras para o futuro e também reflita sobre a sua vida pessoal.

Você pretende morar nessa mesma cidade por vários anos? Está decidido a começar uma vida em família? Não tem outras grandes pretensões que poderiam necessitar do poder econômico que você está abrindo mão para pagar pela casa própria? Tudo isso deve ser posto na balança.

Condições do imóvel

Se você está disposto a se comprometer a pagar uma dívida ao longo de muitos anos, certamente deseja que esse seja um bom investimento, não é? Na prática, estamos falando sobre a qualidade do imóvel que está sendo comprado.

É importante realizar uma avaliação das condições do imóvel, da sua localização e também das expectativas para o futuro. A última coisa que você pode querer é descobrir que o seu imóvel está valendo apenas metade do valor que está sendo pago antes mesmo de chegar ao final do financiamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *