Seja por qual motivo for, sempre que se pensa em mudança, vem à mente o que seria melhor para sua próxima moradia: casa ou apartamento? Há muitos pontos a ponderar para poder fazer a melhor escolha!

Se essa é uma dúvida constante, quando se trata da primeira moradia, então, ela é ainda mais presente. Além da escolha, é preciso levar em consideração, também, como será o pagamento, a melhor localização, custo-benefício, a possível valorização dentre outros fatores.

Por tudo isso, fizemos um comparativo dos dois tipos de imóvel que demonstram o porquê a casa ainda continua sendo a preferência da maioria das pessoas.

Segurança

Sem dúvida, o primeiro diferencial que vem a cabeça quando se fala em moradia em apartamento é a segurança que um condomínio oferece.

Mas, cuidado, essa afirmação é verdadeira somente se o prédio escolhido tiver dispositivos de segurança, como sistema de câmeras, alarmes, entradas de moradores monitoradas e, principalmente, uma portaria completa;

Infelizmente, na prática, o que vemos é cada dia mais os condomínios abrindo mão de todos esses itens de segurança por questão de custo e desavença entre os moradores.

Em uma casa também é possível instalar diversos dispositivos que ajudam a torná-la mais segura. A tecnologia existe para isso, e, dentre as opções de equipamentos, estão os sistemas de câmeras, cercas elétricas, alarmes e monitoramento online.

Portanto, nesse quesito temos um empate.

Apto 1 x 1 Casa

Espaço

Como cada vez mais está difícil adquirir um apartamento médio ou grande, na maioria das vezes, os imóveis acessíveis no mercado são pequenos. Portanto, quem decide comprar um apartamento, acaba tendo que lidar com a limitação de espaço.

Já uma casa, sempre é possível alterar a planta do imóvel, diminuir ou aumentar o tamanho de um ambiente, fazer dependências multiuso, ter uma lavanderia externa, entre outras opções;

Apto 1 x 2 Casa

Conforto e comodidade

Um grande inconveniente frequente nos edifícios residenciais é o barulho causado pelos vizinhos. Sem projetos acústicos que poderiam aliviar esse inconveniente, não é raro escutar batidas, sons altos, brigas ou mesmo passos com salto alto no andar de cima. Para morar em apartamento é preciso, acima de tudo, ter tolerância.

Existe também o problema das escadas, caso você não more no térreo, que são problemáticas e cansativas quando você chega com crianças ou com a compra do supermercado, por exemplo.

Em uma casa uma grande vantagem é a independência e autonomia. Nada de encontrar vizinhos no corredor que nem sempre primam pela simpatia ou não poder nem lavar seu próprio carro na garagem porque as normas do condomínio não permitem.

Apto 1 x 3 Casa

Custo fixo mensal  

Outra característica, que nem sempre é lembrada, é o custo fixo mensal com manutenção.

Além de não ter a tão discutida taxa de condomínio mensal, em uma casa, o proprietário só a faz reformas e melhorias quando tem condições para isso.

Já nos condomínios, se uma maioria dos condôminos aprovar que seja feita uma pintura externa, por exemplo, todos são obrigados a participar das despesas, estando em condições de arcar com esse investimento ou não.

Placar Final: Apto 1 x 4 Casa

Portanto, essa goleada demonstra o porquê a casa ainda continua sendo a preferência da maioria.

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *