Quem vai comprar uma casa, apartamento ou lote quer evitar qualquer falha que possa gerar problemas no futuro, certo? Por ser uma aquisição que envolve altos valores e, muitas vezes, comprometimento de parte do orçamento por muitos anos, ninguém quer correr o risco de fazer uma escolha errada. Mas você sabe a quais erros ao comprar um imóvel deve estar mais atento?

Escolher o imóvel ou o lote ideal não é uma tarefa simples. Além das inúmeras possibilidades e ofertas no mercado, há diversas variáveis incluídas, assim como burocracias de todas as partes.

Neste post mostraremos alguns pontos que merecem atenção redobrada por quem está em busca do seu primeiro imóvel dos sonhos. Quer saber mais sobre o tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Estourar o seu orçamento pessoal

O planejamento financeiro é a chave de sucesso de qualquer aquisição. E no caso dos imóveis isso deve ser ainda mais considerado, já que é um bem que demanda altos investimentos e uma compra que poderá demorar anos para ser quitada.

Ao iniciar a busca é preciso ter em mente e pré-estabelecido um valor limite. Se o seu orçamento não comporta um imóvel de R$ 400 mil, não há motivo para incluir um produto desse valor na sua procura.

Ter certeza de que há condições de pagamento é uma garantia de compra segura e de menos problemas no futuro. Afinal, um imóvel deve ser motivo de alegria e não de preocupação.

Outro erro a ser evitado é comprar no limite do orçamento. Sempre deixe uma margem para imprevistos, emergências e outras despesas, como mobiliar o imóvel.

Financiar valor maior do que deveria

Não há dúvidas de que o financiamento é um facilitador para a compra de uma propriedade. Sem ele, provavelmente um grupo muito enxuto de pessoas teria condições de arcar com as despesas desse tipo de compra. Além disso, nos últimos anos o mercado imobiliário abriu novos caminhos para a obtenção de crédito e aumentou o teto do financiamento.

Mas isso não significa que você poderá assumir um empréstimo maior, pois haverá consequências bastante indesejadas. É importante simular, em diferentes instituições, condições de pagamento, taxas de juros, formas de amortização, prazos, entre outros aspectos, garantindo que a parcela esteja adequada a seu orçamento.

Tenha em mente que a prestação do imóvel não pode consumir mais do que 30% da renda líquida mensal familiar.

Optar por imóvel incompatível

O preço do imóvel e as condições de pagamento são primordiais, mas as características do bem também precisam ser consideradas na hora da compra. De nada adianta optar por um imóvel de dois quartos se seis pessoas morarão no imóvel. Ou então, escolher uma casa, apartamento ou lote localizados a grandes distâncias do local de trabalho da maior parte dos residentes.

Também não adianta escolher um imóvel de luxo se você não terá condições de arcar com o condomínio, com o custo de vida na região, entre outras despesas.

Desconsiderar o histórico da construtora ou do imóvel

Se você encontrou o imóvel ideal, está na hora de buscar os históricos dele e da empresa que o está comercializando. Considerando um imóvel na planta ou um lote, será preciso analisar a fundo o histórico da construtora. Utilize a internet como fonte de pesquisa, visite sites de reclamação, do Procon, bem como as redes sociais da empresa. Procure conversar com clientes antigos e se informe sobre eventuais problemas.

Caso o imóvel pertença a uma pessoa física, o mesmo caminho deve ser seguido para certificar que o imóvel pode realmente ser vendido. Um imóvel hipotecado ou comprometido pela falta de pagamento de dívidas do seu dono poderá ter sua venda anulada pela Justiça. Assim, ir ao Cartório de Registros de Imóveis e pedir a matrícula com certidão de ônus do imóvel é uma garantia.

Além disso, para fugir de golpes comuns é fundamental estar seguro de que o vendedor da propriedade seja de fato quem está autorizado para fazer essa operação. Somente o proprietário tem poder de venda e pode assinar os documentos.  Assim, exija documentos originais e só deposite dinheiro na conta do verdadeiro dono segundo a matrícula do imóvel.

Não verificar a documentação do imóvel

Assim como informações sobre o proprietário, é preciso saber se o imóvel em questão acumula dívidas de condomínio, de IPTU, de contas de luz e água, entre outras. Na hora da compra é importante que esses documentos sejam apresentados por quem o está vendendo.

Visitar poucas vezes o local

É comum encontrar o imóvel ideal e apaixonar à primeira vista. No entanto, é importante estar seguro dessa decisão antes de fazer uma proposta. Para ter certeza, não deixe de ir várias vezes ao local, em horários e dias diferentes. Não observar todos os detalhes está entre os erros ao comprar um imóvel que ocorrem com frequência e que podem ser facilmente evitados.

Avaliar o trânsito na região, a localização o, barulho da vizinhança e ter tempo para verificar se há algum problema até então imperceptível é importante para não haver arrependimentos depois que o negócio já estiver concluído.

Esquecer as despesas extras

Além das parcelas do financiamento e a entrada, outras despesas serão automaticamente assumidas ao adquirir uma propriedade. Haverá taxas e impostos mensais a gerar impactos no orçamento, além de contas fixas como luz, água, condomínio, entre outras.

Também é preciso incluir os gastos com documentação para a transferência do imóvel, registro, matrícula e assim por diante.

Assinar o contrato sem a devida atenção

A assinatura do contrato é a última etapa antes da finalização da compra. Depois de certificar a idoneidade dos proprietários, a condição do imóvel, qual a melhor opção de pagamento e de garantir que as despesas assumidas caibam no seu orçamento, será preciso verificar todas essas questões no contrato.

Assinar sem ler é um risco grande, pois somente o que está registrado no documento será realmente cumprido. Nessa etapa, vale contar com a ajuda de advogados especializados na área.

Como fugir de todos os erros

Há quem acredite que comprar diretamente com o proprietário seja possível e até mais fácil. Mas saiba que essa não é uma decisão segura. Dispensar ajuda especializada é um grave erro. As imobiliárias atuam justamente para salvaguardar a operação entre comprador e vendedor.

Por isso, se você quer adquirir um imóvel ou um lote, procure uma imobiliária confiável. Pesquise sobre sua reputação na internet e peça indicação de pessoas conhecidas. A IMG Empreendimentos Imobiliários atua em Itabira, com foco no setor residencial, e pode ser uma ótima opção para quem está em busca do primeiro imóvel.

Comprar no impulso, não estabelecer um limite de orçamento, desconsiderar o histórico do imóvel e, principalmente, deixar de contar com a ajuda de uma empresa conhecedora do mercado imobiliário são erros que podem ser evitados.

Agora que você está por dentro dos maiores erros ao comprar um imóvel, entre em contato com a IMG Empreendimentos Imobiliários e se informe sobre as melhores oportunidades no setor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *