Quem quer comprar imóvel na planta pode ficar em dúvida sobre as vantagens desse tipo de negociação. Essa forma de aquisição funciona da seguinte maneira: uma construtora oferece imóveis ainda na fase de projeto, com prazo para entregar a obra pronta para os compradores, que podem realizar os pagamentos durante o período de construção.

Esse investimento pode ser muito vantajoso, principalmente para quem tem a opção de esperar para fazer a mudança e tem tempo para organizar todos os detalhes com calma. Neste texto, mostraremos várias vantagens de comprar um imóvel na planta, além dos cuidados que devem ser tomados nesse momento. Confira!

Vantagens de comprar imóvel na planta

Comprar um imóvel cuja construção ainda não foi finalizada oferece uma série de vantagens, tanto para quem busca uma nova moradia quanto para quem está investindo. Veja quais são os principais aspectos positivos desse tipo de aquisição!

Custo mais acessível

Um imóvel na planta costuma ter um custo mais acessível. Isso acontece porque o comprador adquire o bem antecipadamente e terá que esperar um prazo até a finalização da obra e a entrega da chave.

Considerando isso, construtoras que negociam imóveis na planta costumam cobrar valores abaixo do mercado, quando comparados às casas novas e prontas.

Essa transação é benéfica para os dois lados. Quem compra pagará um valor mais baixo e antecipará o sonho da casa própria. Quem vende conseguirá negociar os imóveis antecipadamente, o que ajuda no financiamento da construção.

Mas é importante ficar atento a descontos muito grandes ou valores muito baixos. É fundamental que a construtora seja séria e tenha uma boa reputação, para não atrasar as entregas ou mesmo deixar os compradores na mão.

Possibilidade de valorização do investimento

Uma consequência desse valor mais baixo pago nos imóveis na planta é a possibilidade de valorização desse investimento. Geralmente, na conclusão da obra, o imóvel já costuma valer mais do que o comprador pagou por ele.

Por ser um imóvel novo, com materiais e acabamentos modernos, ele também tende a valorizar na região mesmo depois de pronto, tendo em vista que será mais visado para compra do que aqueles imóveis mais antigos disponíveis nos arredores.

Essa é uma grande oportunidade de investimento, e mesmo aqueles que não querem utilizar o imóvel para revenda, devem pensar que estão agregando valor ao patrimônio da família. Futuramente, se houver necessidade de mudança, o retorno será melhor.

Isso se torna uma grande vantagem desse tipo de negociação, tendo em vista que o capital utilizado para a compra da residência terá um bom rendimento e poderá servir como uma reserva financeira para a família.

Possibilidade de fazer adaptações e ajustes

Um ponto que também pode ser uma grande vantagem de comprar imóvel na planta é a possibilidade de fazer adaptações no projeto e ajustes de detalhes antes da finalização. Isso deve ser conversado com a construtora e também depende do estágio das obras.

Muitas vezes é possível alterar cômodos, paredes, tamanho das áreas externas ou algum detalhe que o comprador necessite. Como o imóvel está sendo feito desde o início, é comum conversar com o engenheiro ou projetista responsável e fazer adaptações.

Porém, no caso de apartamentos ou obras já iniciadas, isso pode não ser uma possibilidade. Antes de assinar o contrato, é importante conversar com o vendedor para se informar sobre esses ajustes.

Também é importante lembrar que as modificações no projeto ou no layout do imóvel podem alterar o valor do contrato, tendo em vista que serão feitos ajustes quanto aos materiais, mão de obra etc.

Imóvel novo e com instalações mais modernas

Esse também é um dos motivos que fazem muitas pessoas optarem por comprar um imóvel na planta: a residência é nova e tem instalações modernas. Quem já passou por problemas na estrutura, na parte hidráulica ou elétrica de um imóvel, sabe o quanto isso pode dar dor de cabeça. قواعد لعبة بوكر

Imóveis mais antigos foram construídos com técnicas e produtos da época, o que pode acarretar desgastes e problemas com o tempo. Uma residência nova e construída com materiais modernos traz mais segurança nesse quesito.

Eletrodomésticos atuais requerem mais carga da parte elétrica, e a hidráulica do imóvel também precisa estar adaptada aos novos padrões e tecnologias. Isso tudo será garantido com um bem novo e recém-construído.

Além disso, é comum haver alterações na legislação quanto às exigências dos imóveis: tamanho da calçada, padronização dos relógios de luz e medidores de água, entre outros detalhes. Tudo isso, em um imóvel mais antigo, deve ser adaptado e traz custos ao proprietário.

Comprando um imóvel na planta, todas as exigências atuais serão cumpridas e o comprador terá a garantia de qualidade nas instalações e modernidade em relação aos detalhes do bem.

Cuidados ao comprar imóvel na planta

Depois de conhecer as vantagens de comprar um imóvel na planta, é preciso ter alguns cuidados antes de fazer esse investimento. A seguir, mostramos algumas atitudes que você pode tomar para ter mais segurança e tranquilidade nesse momento.

Conhecer a idoneidade da construtora

O primeiro passo, antes de firmar o contrato, é conhecer a idoneidade da construtora. Isso pode ser feito de várias formas, desde a indicação de familiares e conhecidos até uma pesquisa para verificar os empreendimentos da empresa.

Esse cuidado é fundamental, pois o comprador está pagando por um imóvel que ainda não está pronto e deve ter a segurança de que a construtora poderá entregá-lo a tempo e com todas as especificações que foram ofertadas. مواقع الرهان على المباريات

Pesquise também o site da construtora, verifique os empreendimentos e veja se os prazos de entrega foram cumpridos, se os compradores ficaram satisfeitos e se as informações sobre o negócio estão bem claras.

Fazer um contrato de compra e venda

Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas pessoas ainda compram imóveis sem fazer um contrato de compra e venda, acreditando apenas nas promessas dos vendedores e realizando um acordo verbal.

O contrato escrito e assinado garante que tudo o que foi combinado ali poderá ser cobrado e exigido. لعبة بلاك جاك 21 O descumprimento de alguma cláusula poderá trazer muitos prejuízos, por isso não confie somente na palavra da construtora.

No contrato também estarão dispostas multas e exigências, além do prazo de entrega, pagamento das parcelas, especificações do imóvel, entre outras informações importantes sobre todo o negócio.

Exija e analise bem o contrato de compra e venda, veja se alguma cláusula deve ser alterada  e verifique se não há nada abusivo que pode prejudicá-lo.

Visitar o apartamento durante a construção

Depois de fechado o negócio e assinado o contrato, não deixe de visitar o imóvel comprado na planta durante a construção. Isso é fundamental para verificar o andamento da obra e para descobrir se o projeto apresentado está sendo cumprido.

Se você achar que algo não está dentro do que foi ofertado e contratado, converse com a construtora e busque explicações. Você pode também levar profissionais da área para verificar algum problema.

Sabendo de tudo isso, é possível conhecer as vantagens desse investimento e realizar o negócio com segurança. Assim, você ficará mais protegido no momento de comprar imóvel na planta.

Ficou interessado sobre o assunto? Quer saber mais sobre os nossos empreendimentos? Então, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *