Economizar para construir é uma preocupação muito comum nas famílias que estão em busca do seu primeiro lar. Trata-se de um grande investimento financeiro que dificilmente sairá do papel sem um bom planejamento e estratégias para poupar dinheiro.

Cada real economizado no dia a dia da sua família pode ser importante para concretizar o projeto da casa própria, não é mesmo? Entretanto, para que isso aconteça é preciso dar atenção a cada uma das despesas que você paga ao longo de um mês.

Neste artigo veremos 7 dicas de como economizar para construir. Confira!

1. Reduza as despesas domésticas

A primeira dica de como economizar para construir é analisar e reduzir as principais despesas domésticas. As contas de água, luz, telefone, internet ou plano de TV a cabo representam gastos recorrentes – ou seja, você precisa pagá-los mensalmente, certo? Por isso, qualquer redução pode ser muito significativa em longo prazo.

Procure diminuir o consumo de água e energia elétrica e reflita sobre a necessidade de todos os outros compromissos que você assume. Ao trocar o plano do seu celular, cortar a assinatura de uma revista e reduzir os canais de TV a cabo é possível alcançar uma boa economia financeira.

2. Elimine gastos supérfluos

Principalmente quando atravessamos um bom momento financeiro e não temos um grande investimento em mente, é muito difícil manter distância de gastos supérfluos – aqueles que não são indispensáveis para a vida.

Aquele par de tênis que você usou apenas uma vez, o barbeador elétrico que nunca foi utilizado ou o violão que você comprou para aprender a tocar, mas nunca iniciou as aulas, são ótimos exemplos disso. Abra os olhos para evitar todos esses gastos e manter o dinheiro guardado para a sua construção.

3. Adote um controle financeiro eficiente

A melhor forma de controlar as despesas é através de um controle financeiro eficiente. Ao monitorar todos os gastos que você tem ao longo de um mês, ficará mais fácil identificar todos os gastos que podem ser reduzidos ou eliminados. Além disso, você terá uma noção mais aproximada da sua condição financeira para comprar um lote e construir a sua casa.

4. Fuja de dívidas

Evite ao máximo ficar endividado enquanto se prepara para construir. Esse pode ser um caminho sem volta em meio a multas e juros, que podem complicar a sua situação financeira e dificultar a economia de recursos para a sua construção.

5. Busque outras fontes de renda

Quando falamos sobre economizar para construir, outra alternativa que pode ser estudada é buscar outras fontes de renda – por menos rentáveis que sejam. Ao vender roupas que você não utiliza mais, iniciar um negócio de consultoria nos fins de semana ou investir em outra forma de trabalho freelancer, é possível conseguir uma boa renda extra.

6. Crie uma reserva financeira

É muito difícil poupar dinheiro quando você não possui um objetivo claro, não é? Ao decidir criar uma reserva financeira para economizar para construir, você assume um compromisso de economizar um pouquinho todo mês, sendo bastante eficiente para viabilizar sua casa.

7. Evite compras impulsivas

Sabe quando você vai ao shopping e acaba voltando para casa com várias sacolas, repletas de itens que você não planejava comprar? Essas são as compras impulsivas, que podem ser grandes vilãs para o seu orçamento. Antes de comprar qualquer coisa, certifique-se de que você realmente precisa dela naquele momento. Se não, pode ser mais inteligente aguardar para comprar depois.

 

O que você achou das dicas de como economizar para construir? Você utiliza alguma outra técnica para poupar dinheiro? Conte nos comentários!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *