Quando falamos sobre moradia, o aluguel não é um bom negócio para quem está começando uma vida a dois. Apesar de ser uma alternativa viável de forma provisória, alugar um imóvel nunca será o mesmo que comprar um lote e construir a casa dos seus sonhos.

Enquanto o investimento na construção de uma casa significa a aquisição de algo que é seu e tende a valorizar com o passar dos anos, o aluguel de um imóvel representa uma despesa com algo que nunca será de sua propriedade. Não é muito difícil visualizar qual dessas é a melhor opção, não é mesmo?

Para que isso fique claro e você faça uma boa escolha, veremos, neste artigo, 5 motivos que mostram que o aluguel não é um bom negócio. Confira!

1. Investimento em algo que não é seu

O aluguel de um imóvel significa destinar uma alta quantia financeira todos os meses em algo que não é seu. Imagine que você alugue um imóvel durante cinco anos. Ao terminar esse contrato, você ainda não terá um imóvel onde morar – mesmo depois de gasto um valor grande ao longo desses 60 meses.

Ao investir esse mesmo valor no pagamento de um lote e na construção da sua casa própria, você chegará ao fim das parcelas sendo proprietário de um imóvel. Ou seja, não precisará mais pagar um aluguel todos os meses e terá a possibilidade de vender e lucrar com essa casa, se for preciso.

2. Desvalorização do dinheiro

Outra prova de que o aluguel não é um bom negócio é a perda financeira em longo prazo. Enquanto uma casa tende a valorizar com o tempo e os imóveis são considerados um ótimo investimento, o pagamento do aluguel não traz nenhuma vantagem financeira para o inquilino.

Provavelmente você já deve ter ouvido alguém falar que financeiramente é mais barato pagar o aluguel do que comprar o imóvel, no entanto essa afirmação só é verdadeira quando as taxas de juros do mercado estão em alta e, o mais importante, se você tiver todo o valor do imóvel aplicado em algum investimento bancário. Como essa não é a realidade da grande maioria, acaba sendo muito mais vantajoso comprar um imóvel financiado e ir pagando as prestações.

3. Restrição sobre mudanças

Alugar um imóvel significa morar em um ambiente restrito a mudanças. Nesse caso, você não tem a liberdade de quebrar uma parede e criar um ambiente que une a cozinha à sala para receber visitas, não é?

Todas as obras que alteram a casa alugada precisam ser autorizadas pelo proprietário – e, novamente, você estará apenas gastando dinheiro em um imóvel que não é de sua propriedade.

Ao construir a sua casa própria, é possível deixá-la do modo como você sonha. E se for necessária alguma alteração no layout, basta contratar os pedreiros de sua confiança e iniciar as obras. Dessa forma, tudo o que for gasto com a sua casa pode ser considerado um investimento – afinal, o imóvel vai ser valorizado.

4. Adiamento da casa dos sonhos

Certamente, o seu sonho não é constituir uma família morando em um imóvel alugado, não é? O fato de que o aluguel não é um bom negócio é verdade tanto pelo fator financeiro quanto pela comodidade oferecida.

Entretanto, quanto maior for o período gastando o seu dinheiro com o aluguel, mais tempo irá demorar para construir a sua casa dos sonhos. Se você deseja começar uma vida a dois com o pé direito, investir na casa própria é a melhor alternativa.

5. Patrimônio Familiar

Finalmente, outro fator que aponta para o fato de que o aluguel não é um bom negócio é a perspectiva para as gerações futuras. Construir a casa própria concede a possibilidade de deixar esse imóvel para os seus filhos, que, inclusive poderá permanecer na sua família por muitos e muitos anos.

Você já conhecia esses motivos que indicam que o aluguel não é um bom negócio? O que você pensa sobre a construção da casa própria? Deixe o seu comentário e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *