Saiba o que avaliar ao comprar um imóvel em Itabira (MG)

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Quando se decide comprar um imóvel é fundamental avaliar bem todos os detalhes da casa ou lote para adquirir de forma segura e evitar vários problemas no futuro, como pagamento de multas, regularizações, reformas e obras não planejadas.

A dica é fazer um checklist com alguns pontos essenciais no novo imóvel para a família, anotando as necessidades de cada um e o que se espera com a nova residência. Também é importante ter em mente um valor ideal para se gastar nesse investimento.

Neste texto, falamos melhor sobre o que avaliar ao comprar um novo imóvel para a família em Itabira. Confira e faça o negócio com mais tranquilidade!

Localização do imóvel

localização é um dos principais fatores a se analisar antes de comprar um imóvel, afinal, isso definirá a rotina de todos da família: tanto dos que trabalham e estudam, quanto daqueles que cuidarão das necessidades da casa.

É importante que o imóvel esteja localizado em um bairro próximo ao comércio da região, tendo em vista que visitas a esses locais são frequentes, principalmente mercados, padarias, farmácias e outros pontos que fazem parte da rotina de uma casa.

A localização em relação ao local de trabalho de algum dos moradores também é muito importante. Passar várias horas no trânsito todos os dias ou perder muito tempo com deslocamentos afeta negativamente a qualidade de vida, provoca mais estresse e diminui o tempo livre com a família.

Quando os filhos frequentam escolas, também é fundamental atentar-se ao tempo de deslocamento e distância desses locais. Mesmo que seja possível contratar vans ou mesmo transporte coletivo, a criança ou adolescente terá de sair mais cedo e chegará mais tarde em casa, caso a distância seja muito grande.

Portanto, não subestime esse detalhe ao escolher um imóvel para comprar. Mesmo que a família goste de um local um pouco mais afastado de grandes centros para ter mais tranquilidade, é fundamental que as vias de acesso sejam efetivas e proporcionem facilidades, afinal, não adianta morar em um lugar tranquilo, mas que cada saída se torna um problema.

Regularidade do imóvel ou do loteamento

Outro ponto que muitas pessoas deixam de analisar, principalmente aqueles que vão adquirir o primeiro imóvel, é a regularidade da construção ou do loteamento. Saber que tudo está em ordem nos órgãos oficiais é fundamental para não ter problemas no futuro com pagamento de multas ou mesmo um despejo.

Aqui é preciso ter alguns cuidados: confira na prefeitura da cidade se o loteamento é regular e se todos os papéis estão em ordem. Cada município terá um procedimento diferente, mas entrando em contato com o setor responsável (geralmente o de urbanismo) é fácil conseguir informações e saber como fazer essa pesquisa.

Busque também uma matrícula atualizada do local no Cartório de Registro de Imóveis competente da região. Nesse documento estarão descritas todas as informações do imóvel, o atual proprietário, se há algum ônus ou problemas em relação ao terreno. Um lote que está em processo de penhora, por exemplo, não pode ser vendido legalmente, portanto, afaste-se desses negócios.

Além desses detalhes em relação aos órgãos municipais, é preciso verificar também a infraestrutura do loteamento. Para isso, é fundamental fazer uma visita ao local e analisar alguns pontos: vias de acesso, urbanização, outras construções, se há calçamento adequado, distribuição de energia e água etc.

Loteamentos de construtoras sérias terão todos esses requisitos, mas, infelizmente, não é incomum encontrar empresas desonestas que vendem lotes em locais inadequados, sem os devidos registros ou que não entregam tudo o que foi prometido. Geralmente, eles são mais baratos para compra, mas no futuro trarão problemas e o proprietário pode até perder o terreno em casos mais graves.

Valor

O valor da casa ou lote também é um ponto importante a se considerar, pois não adianta ir pela opção mais barata. Como já falamos, negócios muito econômicos podem ter algumas armadilhas e, no futuro, você gastará mais com multas, taxas e custos de regularização. Portanto, não considere esse critério sem uma certa pesquisa.

O primeiro passo é organizar o orçamento e saber exatamente quanto a família pode gastar. Escolher um local que esteja dentro das expectativas e possibilidades é fundamental para não ficar desapontado, nem comprar um imóvel que, no futuro, deixará a desejar aos moradores.

Aqui é importante saber qual será a forma de pagamento. Comprar um imóvel à vista não é comum, mas se você conseguir guardar dinheiro por algum tempo, com disciplina isso pode ser uma possibilidade. Desse jeito é possível negociar descontos mais atrativos, tendo em vista que o vendedor receberá todo o valor com mais facilidade.

A maioria das pessoas opta por um financiamento: você paga uma entrada que varia entre 10% e 30% do valor do imóvel e o restante é parcelado em vários anos, tornando a compra mais fácil para quem não tem o dinheiro guardado. É fundamental avaliar todas as instituições financeiras que oferecem esse contrato, para saber as condições e regras de aquisição.

Portanto, não tente comprar sempre o lote mais barato: analise todas as opções e veja o que realmente vai satisfazer todos os moradores. Esse é um investimento alto e ter o imóvel ideal é fundamental para a qualidade de vida durante os anos.

Qualidade da construtora

Já falamos um pouco sobre esse ponto anteriormente quando discutimos a regularidade do loteamento: uma construtora de qualidade e de confiança sempre entregará e negociará imóveis regulares e com todas as determinações legais cumpridas. Portanto, é fundamental pesquisar sobre a empresa.

Mas não é só nesse ponto que a construtora influencia na compra. Também há formas de negociação, prazos para pagamento, procedimento da transação e qualidade geral dos serviços e empreendimentos ofertados, como drenagem de água pluvial, asfalto, grande potencial de valorização, entre outros.

Portanto, é fundamental pesquisar todos os empreendimentos da construtora, analisar o que os moradores e consumidores acharam da experiência de negociar com aquela empresa e também da qualidade do empreendimento, para saber exatamente o que esperar e se vale a pena.

Se você está pensando em comprar um imóvel em Itabira (MG), não pode deixar de considerar os empreendimentos da IMG. Aqui você encontra uma infraestrutura completa, ótimo potencial de valorização e um financiamento facilitado com diversas condições especiais e direito com a própria empresa.

Ficou interessado em conhecer melhor nossos empreendimentos em Itabira? Então não deixe de entrar em contato conosco para encontrar o seu imóvel ideal!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção
Converse com a gente no WhatsApp