Quais os melhores bairros de Itabira para morar?

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Itabira é um importante município do sudeste de Minas Gerais, que pertence ao quadrilátero ferrífero. Repleta de muita natureza e infraestrutura de primeira qualidade, é uma das melhores cidades mineiras para se morar. Mas, afinal, quais são os melhores bairros em Itabira para morar?

Para responder essa pergunta, preparamos este texto para você que está querendo dicas sobre a cidade. Quer descobrir um pouco sobre Itabira e quais as melhores regiões para encontrar seu imóvel? Confira!

Qual a história de Itabira?

Itabira é conhecida por ter sido perpetuada pelas obras de Carlos Drummond de Andrade. A “Cidade do Ferro”, como também é conhecida, foi berço do nascimento do artista, um dos mais importantes do país.

Mas Itabira reserva muito mais coisas. Além das belíssimas paisagens naturais, que incluem cachoeiras e rampas de voo livre, o município guarda grandes histórias. Além de novos moradores, muitos turistas e estudiosos têm ido a Itabira para conferir seus acervos.

A cidade foi fundada em 1720 e recebeu o nome de Vila de Itabira do Mato Dentro. Ficou subordinada a Caeté até 1848, quando recebeu o nome de origem tupi. Itá, na língua indígena, quer dizer pedra. Byra, levantar. O nome literal de “pedra levantada” foi graça ao Pico do Cauê, marco alto da cidade.

Outros estudiosos discordam da teoria e afirmam que Itabira quer dizer “pedra que brilha”. Uma clara referência a todo ouro encontrado e explorado na região.

Por que Itabira é uma boa opção para se morar?

Segundo estudos, Itabira é a melhor cidade mineira para se viver. Essa conclusão foi alcançada por meio da análise de vários fatores de desenvolvimento humano, como saúde, educação emprego e renda média.

A cidade oferece a pujança econômica por conta das mineradoras da região, junto com a tranquilidade de uma cidade média. Além disso, o clima bucólico de uma cidade da serra é agradável, com 20º de média.

Confira outras vantagens abaixo.

Gastronomia variada

Quem não ama uma comida mineira? Em Itabira ela é ainda melhor. E, de tão boa, se tornou um patrimônio que deu origem a um festival, o Circuito do Sabor.

São vinte bares e restaurantes com culinária típica que se preparam para atender milhares de visitantes famintos a preços convidativos. É de comer ajoelhado!

Qualidade de vida

Não é para menos que Itabira é uma das melhores cidades para se viver. A infraestrutura de qualidade e o crescimento econômico da região atraem novos comerciantes, o que facilita a vida de quem escolhe o município.

Além disso, Itabira tem ótimas referências em saúde, segurança e educação. Podemos, inclusive, citar a melhor universidade de Minas Gerais; a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Natureza sempre presente

Quem quer morar em uma cidade arborizada não pode deixar de pensar em Itabira. Repleta de verde por todos os lados, o município é cheio de picos e trilhas.

Além disso, moradores podem aproveitar os finais de semana para conhecer uma das diversas cachoeiras presentes na região, como Cachoeira do Morro Redondo, Cachoeira dos Cristais, Cachoeira das Laranjeiras e Cachoeira Alta.

Importante lembrar que a natureza não oferece só beleza, mas também qualidade de vida.

Quais são os melhores bairros da cidade para se morar?

Elencamos, a seguir, os cinco melhores bairros da cidade de Itabira. Fizemos uma lista mista, apontando bairros de características distintas e que se adequam aos inúmeros perfis de moradores.

Amazonas

O bairro do Amazonas é, historicamente, um reduto de estudantes — principalmente da UNIFEI. Dessa forma, é um bairro jovem, com algumas atrações, barzinhos, hamburguerias etc. O bairro se localiza entre o Novo Amazonas e o Hamilton.

Centro

Assim como o Amazonas, o centro se destaca pela grande quantidade de repúblicas existentes. Os estudantes vão para esse bairro atraído por preços baixos e pela diversidade de restaurantes, bares e boates existentes.

Major Lage

Outra opção muito buscada por estudantes é o bairro Major Lage. Repleto de opções de imóveis mais compactos, a região ainda oferece boa infraestrutura e deslocamento fácil. Os moradores podem ficar tranquilos, já que Major Lage tem farmácias, clínicas e postos de saúde, mercados e muitos outros pontos que facilitam a vida de quem escolhe a região.

Esplanada da Estação

Esse é um dos bairros de Itabira mais buscados por quem quer se instalar na cidade. Com ruas arborizadas e imóveis de médio a alto padrão, Esplanada da Estação também atrai pela tranquilidade e pelo trânsito calmo. Moradores também podem contar com a presença de diversos supermercados e restaurantes.

Campestre

Moradores do bairro Campestre são presenteados com a presença do Parque Natural Municipal do Intelecto. Mas não é só isso: cercado de área verde, o bairro de Itabira conta, ainda, com o Pico do Amor e diversos espaços culturais e históricos, como a Casa de Carlos Drummond de Andrade. Sua infraestrutura de qualidade também está preparada para receber moradores e turistas.

São Pedro

São Pedro é um dos maiores bairros de Itabira. Predominantemente residencial, a região atrai moradores com maior poder aquisitivo e que gostam de tranquilidade. As ruas largas e o trânsito calmo abrigam famílias que gostam de passear a pé. As facilidades de São Pedro também são um atrativo, já que a região conta com hospitais, supermercados, restaurantes e outros comércios.

Pará

Ao contrário do Bairro Amazonas, o Pará é mais próximo ao centro e uma boa opção para aqueles que querem, ao mesmo tempo, estar próximo dos serviços e das opções do centro, mas em um local um pouco mais tranquilo. O bairro se localiza entre o Alto da Pedreira, Centro e Vila das Nações Unidas.

Vale do Sol

Este empreendimento está localizado a 5 minutos de carro do centro da cidade e é ideal para aqueles que procuram um lugar de maior tranquilidade e sossego, sem que, para isso, abram mão da cidade. Localiza-se próximo aos bairros Gabiroba e Flamboyant.

Com lotes a partir 210m², o bairro tem infraestrutura completa e acesso a todos os tipos de serviços. O Vale do Sol desponta como uma ótima opção para você.

Flamboyant

Bairro localizado no topo de um morro, é ideal para aqueles que querem vivenciar ao máximo a experiência de morar em uma cidade serrana, levando uma vida mais tranquila e apreciando um clima mais agradável. O bairro se localiza próximo ao bairro da Gabiroba.

O empreendimento conta com lotes a partir 250m², com acesso amplo à infraestrutura e a serviços e, desde a sua em 2013, com ótima valorização. É uma ótima opção de moradia e investimento.

Saiba como uma empresa destacada no ramo pode ajudar

Para ajudar nessa decisão, além da pesquisa e das dicas que você viu neste post, é necessário contar com a consultoria de profissionais e empresas especializadas na região. Dessa forma, você recebe dicas dos melhores imóveis nos melhores bairros da cidade.

Corretores de imóveis vinculados a imobiliárias idôneas e responsáveis são os profissionais indicados para ajudar você. Eles entendem a fundo o mercado imobiliário e protegem sua transação contra fraudes e supervalorização. Ou seja, só vantagens, não é mesmo?

Conheça melhor a cidade de Itabira e procure por ajuda profissional para encontrar o imóvel ideal. Além dos dados invejáveis de qualidade de vida, Itabira está em ampla expansão e preparada para receber você.

Escolha um dos melhores bairros de Itabira e aumente a sua experiência nesta cidade! Que tal começar a planejar sua mudança agora mesmo?

Agora que você já sabe quais são os melhores bairros de Itabira para morar, entre em contato conosco hoje mesmo. Consulte nossos profissionais e veja todas as soluções e opções de imóveis que temos para você!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção