Razões pelas quais não dá pra viver sem planejamento financeiro

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Ter dinheiro para sentir-se confortável e realizar sonhos é bom demais, não é mesmo? Mas para que isso aconteça sem depender de uma forcinha milagrosa, como ganhar na loteria, é preciso se organizar e ter um planejamento financeiro. São muitos boletos, nós sabemos, mas é possível planejar-se de modo que eles surjam proporcionalmente ao quanto você ganha, sem lhe causar estresses por isso.

Alguns sonhos exigem um pouco mais de esforços. Viagens internacionais, uma casa no campo ou na praia, ter filhos ou comprar um carro zero, tudo isso está longe de ser impossível, desde que você realmente queira alcançar essas conquistas.

Para isso, é preciso controlar-se financeiramente. Faça um planejamento que esteja dentro da sua realidade e comece a se preparar para viver o que antes só ficava nos pensamentos.

Os principais benefícios do planejamento financeiro

Para quem ainda tem dúvidas da eficácia em planejar-se financeiramente, separamos alguns benefícios que surgem à medida que as contas passam a entrar nos eixos. 

Menos preocupações

É comum ouvir de pessoas endividadas que é difícil pegar no sono ou passar um dia inteiro tranquilo, sem pensar nas dívidas. Não por menos, perder o controle e a estabilidade pode afetar a saúde mental e, por conseguinte, a física.

Ao se planejar e ter certeza do que você tem, quer e pode comprar, fica muito mais fácil agarrar as oportunidades que surgem e permitir-se investir em momentos de lazer com as pessoas que você gosta. Contar moedinhas faz parte do processo de quem precisar juntar dinheiro, mas não deve ser um momento de tristeza, desde que você tenha se organizado para não depender delas.

Quando você sabe o quanto ganha e quanto deve, fica mais fácil separar o que você pode gastar em um mês e o que deveria ser poupado para realização do seu sonho. Depois de ter em mãos a quantia “livre” de compromissos, você pode decidir com o que desembolsar sem ter medo de comprometer o seu orçamento.

Saber controlar o próprio dinheiro é libertador, já que as possibilidades do que fazer com ele são inúmeras. Pense em todos os convites que você já recusou por estar sem grana naquele mês. Com planejamento financeiro, você consegue determinar quanto pode gastar em cada final de semana, por exemplo, e não ter de abrir mão de todos os outros por ter gastado tudo em único evento.

Viabilidade de pensar a longo prazo

Planejar-se financeiramente é sinônimo de pensar o futuro. Poupando para realizar seus sonhos, você garante que o amanhã seja mais estável, diminuindo as chances de envelhecer cheio de preocupações financeiras.

Para alcançar grandes investimentos, a preparação deve levar um tempo ainda maior. Quanto mais caro o bem a ser adquirido, mais focado você deve estar no que é prioridade para você agora e no futuro, mesmo que a vida seja bastante mutável.

Para quem já conseguiu juntar certa quantia de dinheiro antes mesmo de colocar as coisas no papel, saiba que você está indo bem, mas ainda precisa de ajustes que vão lhe fazer conseguir chegar mais rápido ao seu objetivo final.

Oportunidade para viver de rendimentos

Para quem puder e conseguir, é possível juntar quantias tão significativas a ponto de viver dos rendimentos desse valor total. Para isso, o indicado é não deixar o dinheiro parado no banco, mas investir e aplicar em ações que deem bons resultados.

Seja com investimentos na Bolsa de Valores, previdência privada, empréstimo ao Tesouro ou comprando ações de uma empresa, o dinheiro pode seguir rumos vantajosos para você e lhe garantir maior estabilidade no futuro.

Para quem acredita que investidores sempre começam com quantias altas, é bom desmistificar a situação. Com quantias razoáveis é possível começar a enxergar os frutos da sua aplicação e, ao passar do tempo, aumentar os valores de acordo com seus novos ganhos.

Capacidade prática para realizar sonhos

Os sonhos são tão incríveis justamente pela possibilidade em realizá-los. Você já deve ter ouvido alguém falar do grande sonho da casa própria, caso essa pessoa não seja até mesmo você. Muito melhor que querer um novo lar só seu, sem tornar-se refém do aluguel por tempo indeterminado, é começar a mover o necessário para trazer esse pensamento à realidade.

O primeiro passo está no que estamos falando desde o início do texto: planejamento. Para isso, você deve atentar-se ao que está acontecendo no país e se as condições atuais são favoráveis ao que você deseja conquistar.

A reforma da Previdência, por exemplo, mexeu com a programação de muita gente. Isso além do medo de, ao aposentar-se, ter um país quebrado que não consiga honrar com o pagamento do benefício da aposentadoria. Mas não entre em pânico com pensamentos negativos a respeito do seu futuro! Pense nas possibilidades que existem e que vão além de fatores como esse.

Começar o planejamento e poupança ainda jovem, é uma das saídas para quem não deseja contar com a sorte no futuro. Garantir a tranquilidade, principalmente para a terceira idade, é investir no bem-estar de quem você é hoje e será amanhã.

Mesmo com exemplos pesados, ainda jovem é importante refletir e garantir meios para aproveitar a terceira idade da melhor maneira possível: dono do que é seu e sem preocupações extras.

Manter-se no controle do próprio dinheiro e não deixar que esse assunto lhe traga preocupações ao dormir ou em momento de lazer, faz parte de um planejamento financeiro que deu certo. Chega de emoções no fim do mês, calculando o que você ganha e gasta, fica muito menos complicado sair do aperto.

São várias possibilidades para cuidar melhor do seu dinheiro e poupar para garantia de um futuro tranquilo, inclusive, investir em imóveis. Mas será que vale realmente a pena comprar um terreno atualmente? Vem conferir no blog da IMG Empreendimentos.

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Igor Scaldini

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção