Investimento em imóveis: vale a pena?

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Ter o aluguel de imóveis próprios como complemento de renda sempre pareceu uma boa ideia. Entretanto, em tempos de incerteza pelo novo cenário criado na pandemia, o investimento em imóveis continua sendo uma opção rentável?

Há poucos meses, talvez, a dúvida seria facilmente respondida, justamente pela tradicionalidade dos benefícios do investimento. Comprar terrenos, lojas comerciais e apartamentos sempre foi considerada uma maneira segura de juntar dinheiro e garantir que ele renda, pela valorização dos imóveis.

Antes da era do Plano Real essa opção mostrou-se satisfatória, já que o dinheiro tinha sua valia muito instável, graças à inflação descontrolada. Investir na Bolsa de Valores também não se mostrava uma boa escolha, já que as opções eram poucas e o ramo ainda estava em lento aquecimento.

O mais seguro, diante de um cenário tão variável, era investir em patrimônios físicos. Assim, não havia risco de confisco ou desvalorização da sua poupança. Sem dúvidas, para a época, essa era a melhor maneira para defender dinheiro das mãos do Governo.

Vantagens do investimento em imóveis

Em tempos de crise, vender um imóvel é um pouco mais complicado, já que a procura por eles cai consideravelmente. As pessoas ficam temerosas em realizar grandes investimentos e correr o risco de perderem toda a sua poupança. Essa não é a situação ideal para o mercado imobiliário, mas é uma chance única para quem deseja arriscar na compra de uma casa.

Os preços diminuem bastante e a oferta por imóveis é gigantesca. Prédios comerciais e galpões também são oferecidos por um preço menor e uma variedade ainda mais ampla.

Você pode negociar com calma e com mais força de barganha, inclusive em terrenos de grande potencial com de localização privilegiada. Os lucros para o futuro são enormes nesse tipo de aposta.

Tudo dependerá da paciência de pesquisa de mercado do investidor. As oportunidades são ótimas, mas merecem ser estudadas, já que outras chances ainda melhores podem surgir, representando mais economia na compra e um rendimento maior para o futuro.

Desvantagens desse modelo de investimento

Nem tudo são flores e nem todos saem ganhando nessa história. Caso seja você quem precisa desfazer-se do imóvel novo para levantar fundos repentinamente, a dificuldade não será pouca.

Fatores externos também podem diminuir os benefícios de adquirir um novo espaço. Construções ou abertura de empresas indesejadas na região podem desvalorizar o preço do imóvel, como a chegada de presídios ou viadutos. As intervenções urbanísticas na cidade têm o poder de valorizar ou não todo bairro.

Alguns custos que vão além do valor do imóvel a ser adquirido também devem integrar os gastos com a nova aquisição. O investimento inicial inclui os juros de um financiamento e empréstimo, o que pode adiar a chegada dos lucros com o rendimento da casa.

Outros gastos que serão compensados futuramente, com a valorização e aluguel do bem, são o pagamento de impostos como o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens), despesas com a corretora, custos para preparar o imóvel para venda ou locação e o preço dos anúncios de divulgação do seu imóvel no mercado de compra e venda de casas.

Investimento em imóveis depende dos seus objetivos

Somando prós e contras, no fim de toda essa análise, vale realmente a pena comprar um imóvel em tempos de crise? Depende, e muito!

Entre os especialistas não há unanimidade no assunto. Nenhuma receita foi formulada para o mercado imobiliário durante momentos difíceis como esse. Tudo dependerá de qual o objetivo de quem pretende comprar um bem agora. É preciso estar ciente dos riscos e analisar todas as opções de investimento disponíveis para entender se essa é a mais correta.

Para quem já possui muitos imóveis, talvez seja interessante diversificar o foco de investimento e pensar em assegurar-se financeiramente a partir de outras áreas, tentando novas fontes de rendimento. Contudo, para quem possui poucos bens desse tipo, utilizar as reservas atuais para investir em um novo imóvel pode ser uma jogada de mestre para o momento.

Na IMG Empreendimentos, você recebe consultoria sobre esse assunto e consegue identificar qual o melhor momento e local ideal para investir na compra de um imóvel. Em nosso site, outros materiais educativos sobre o tema estão disponíveis gratuitamente para download. Visite nossa página e prepare-se para o momento certo de investir no que é seu!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Igor Scaldini

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção