História de Itabira: 10 coisas que você precisa saber!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Itabira é uma cidade mineira já eternizada pelas obras de Carlos Drummond de Andrade. Conhecida como “Cidade do Ferro”, o município é o berço do nascimento do poeta. Mas não é só isso que a caracteriza. Repleta de histórias e curiosidades, Itabira atrai turistas e encanta moradores. Pudera! Além das paisagens inebriantes, os tesouros históricos da cidade são alvo de estudo e muita admiração.

Sua fundação aconteceu no ano de 1720, mas ainda tem muito a oferecer ao Brasil. Quer conhecer mais sobre a história de Itabira e ver por que a cidade foi a paixão de Drummond? Confira, então, 10 histórias incríveis sobre ela!

1. Nem sempre se chamou assim

Antes de sua emancipação, em 1848, Itabira se chamava Vila de Itabira do Mato Dentro. O município era subordinado a Caeté e recebeu esse nome pelos termos tupi itá (pedra) e byra (levantar). Em tradução livre, seu significado ganha o nome de “pedra levantada”, por conta do seu pico alto, o Pico do Cauê.

Algumas referências dizem que o significado seria “pedra que brilha”, sendo o tupi bira tradução para “brilhante”. Esta seria uma alusão ao ouro encontrado na cidade.

2. É conhecida como “Cidade do Ferro”

Itabira recebeu esse apelido por conta da instalação da Vale, antiga Vale do Rio Doce, mineradora brasileira. A fundação da empresa aconteceu na década de 1940 e atraiu muitas pessoas para a região. Além de estimular a economia, Itabira passou a ser conhecida além de Drummond, seu símbolo maior.

O minério é presença antiga da região, já que a exploração do ouro foi o que motivou a população a migrar para lá.

3. Tem um poema em sua homenagem

Cidade natal de um dos maiores escritores brasileiros, é de se esperar que a cidade seja homenageada por um poema. Carlos Drummond de Andrade eternizou Itabira por meio da obra “Confidência do Itabirano”.

No escrito, a nostalgia impera. Drummond fala da saudade do município quando se vê sendo um funcionário público longe de onde nasceu. É lindo e imperdível, principalmente para um itabirano. “Itabira é apenas uma foto na parede / Mas como dói!”.

4. Transformou a casa do poeta em memorial

O sobrado onde Drummond morou, hoje é espaço dedicado à vida e à obra do poeta. A construção arquitetônica do século XIX é mantida pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O espaço é aberto para visitação de turistas, que podem se impressionar com os 32 cômodos da casa.

Um dos encantos do espaço é o jardim interno, criado pelo irmão do escritor. Embora só tenha vivido lá durante a infância, muitos dos poemas tratam do sobrado com saudade e nostalgia.

5. Diversificou a economia por meio do minério

Como Itabira é o berço da Vale, sua economia foi formada principalmente pela instalação da empresa. Além de atrair funcionários do país todo, esse impulso ajudou a criar diversas lojas e pontos comerciais na cidade.

A necessidade de investir em infraestrutura para receber estes novos moradores refletiu por toda cidade. Os moradores puderam sentir isso com maior investimento em segurança, transporte público e educação.

6. Abriga o Museu de Território Caminhos Drummondianos

Sim, sempre ele! Itabira não somente transformou a casa do poeta em um espaço de homenagem e de divulgação da arte. Quem visita a cidade pode conferir o Museu de Território Caminhos Drummondianos.

A ideia é genial e é aquele sopro de vida durante uma caminhada. São 44 placas com diferentes poemas de Drummond. É uma espécie de viagem caminhada pela obra do escritor. Entre os escritos, os viajantes podem conhecer “A Ilusão do Imigrante”, “Lanterna Mágica”, “Criação”, “Repetição” e outros.

7. Tem a fraternidade eternizada em sua bandeira

A bandeira da cidade de Itabira é cheia de significados. É branca com um losango amarelo ao centro e foi instituída em 1967 pelo prefeito Daniel Jardim de Grisolia.

Seus elementos carregam a história da cidade. O preto, representando o ferro do Pico do Cauê; o azul do céu; o amarelo do ouro; o verde, simbolizando a mata; e o branco, que prega a fraternidade entre os habitantes itabiranos.

É um dos maiores orgulhos daqueles que nasceram em Itabira.

8. Presenteia os moradores com diversas cachoeiras

Quem gosta de turismo ecológico vai amar passear por Itabira. Além da beleza exuberante das matas, Itabira tem diversas cachoeiras em seu roteiro. Entre elas podemos citar a Cachoeira dos Cristais, do Morro Redondo, do Bongue, do Meio, das Laranjeiras e a Cachoeira Alta.

Esta última tem 110 metros de queda d’água e é uma das preferidas dos mais aventureiros. Moradores da região e turistas vão ao local para praticar rapel. Os mais calmos podem aproveitar para tomar um banho daqueles de recarregar todas as energias.

9. É referência na prática de voo livre

Quer saber mais aventuras que Itabira guarda para os visitantes? Uma incrível rampa para a prática de voo livre. Localizada na Serra dos Doze, a Rampa da Fazenda Cachoeira foi descoberta em 1994 por Senhor Leôncio.

É um dos melhores pontos de voo livre do estado de Minas Gerais. Por conta do ponto turístico, foi fundado o Clube Itabirano de Voo Livre, que possibilitou a melhoria das estradas de acesso e a divulgação do esporte.

10. É espiritualizada

Quem não abre mão da religiosidade, deve conhecer a Festa de Santa Cruz, uma tradição centenária. A comemoração inicia com uma caminhada de 13 quilômetros até o Morro Redondo. Durante o passeio, muito batuque e outras atrações fazem parte da festa.

O percurso abriga 14 cruzeiros, os “Passos”, que demarcam toda a estrada. Eles são decorados como forma de adoração à Santa Cruz. Os andantes devem encostar seus cajados nos cruzeiros e aproveitar para agradecer pelos objetivos alcançados. Independentemente da crença, é um ritual histórico e belíssimo que vale a pena conhecer.

Itabira é muito mais do que a cidade de ferro e de Drummond. Além de paisagens, a cidade é um prato cheio para quem gosta de história, arte e cultura.

Gostou de conhecer mais sobre a história de Itabira? Então aproveite agora para conhecer as vantagens de morar na cidade!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção