Construir para alugar: vale a pena?

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Construir para alugar é uma prática bastante comum em nosso país, pois comprar imóveis é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer. Um imóvel é um bem que adquire valor com a passagem do tempo, ao contrário de automóveis, por exemplo, que já  perdem uma boa parte do valor ao saírem da concessionária.

E se você comprar uma quantidade razoável de imóveis, poderá futuramente viver só com a renda dos aluguéis. No entanto, para o investimento valer a pena, você deve fazer um bom planejamento, caso contrário, você corre o risco de construir um imóvel que seja difícil de alugar.

Neste post, vamos dar algumas dicas para investir em imóveis para alugar de forma inteligente. Confira!

1. Escolha o local com cuidado

A localização do imóvel é um ponto fundamental na hora de o inquilino escolher um local para morar. Por isso, você deve comprar o lote em um bairro que ofereça uma boa infraestrutura com ruas asfaltadas, uma boa iluminação pública, além de ser de fácil acesso às principais vias de acesso da cidade.

É importante lembrar de verificar também se há transporte público de qualidade na região e se o bairro fica próximo à escolas, postos de saúde, creches, além de estabelecimentos comerciais.

Além disso, você precisa escolher um lote que esteja dentro de suas possibilidades financeiras e ofereça uma boa rentabilidade, pois não adianta construir um imóvel em um bairro de alto padrão e ter dificuldades para alugá-lo depois.

2. Analise o perfil dos futuros inquilinos

Pense no público que você quer atrair para alugar seus imóveis. Hoje em dia, há demanda para todos os tipos de público. A definição do perfil do público-alvo vai orientar melhor na hora de escolher o lote para construir, pois assim, você consegue escolher de forma mais assertiva o tipo de construção e a localização do bem.

Por exemplo: se você pensa em trabalhar com locação por temporada, o imóvel deve ser localizado próximo aos principais turísticos da cidade. Se prefere alugar para estudantes, a proximidade com faculdades, cursinhos e transporte público são fundamentais para atrair inquilinos.

3. Escolha o tipo de imóvel

Depois de escolher o público-alvo é hora de definir o tipo de imóvel. Você vai construir casas? Apartamentos? Kitinetes? Flats? Pense no que é melhor para as pessoas que você deseja atender, pois o imóvel precisa proporcionar conforto aos moradores.

Pessoas solteiras gostam de lugares pequenos e se você pretende construir imóveis para alugar para esse público pode cogitar apartamentos single, kitinetes e flats. Todas são boas opções para esse público. Já famílias precisam de espaços maiores e de mais comodidade.

Então, pense no padrão médio das famílias brasileiras, pois a maioria tem dois filhos. Sendo assim, casas e apartamentos de três quartos são o ideal. Além disso, é importante que o imóvel tenha um espaço no quintal para as crianças e animais.

4. Defina um padrão de construção

Tem pessoas que pensam em construir um imóvel para alugar, mas não prezam pelo padrão da construção. O padrão do acabamento precisa ser adequado ao público que você deseja atingir em uma oferta de aluguel, além de ser de boa qualidade para evitar manutenções constantes.

O acabamento deve ser resistente para ter uma longa duração e ainda suportar danos, principalmente quando há crianças e bichos de estimação no imóvel.

5. Aproveite cada espaço do lote

Na hora de construir para alugar você deve aproveitar o máximo de espaço do terreno, dentro do que você espera para o aluguel. Se o seu foco for receber grandes famílias, a casa precisa ter muitos cômodos e uma garagem espaçosa. Já para famílias menores mas com crianças, ter um quintal ou espaço de lazer é fundamental.

Por isso, você deve aproveitar o máximo o espaço disponível. Com um projeto adequado é possível até dividir o terreno e fazer duas casas ou mais de boa qualidade — dependendo do tipo de construção e tamanho do lote.

Há construções as quais são aproveitados frente e fundo do lote, outras são feitas casas geminadas, quando o espaço permite.

6. Não se esqueça das vagas de garagem

Esse é um ponto muito importante a ser analisado na hora de construir um imóvel para alugar. A quantidade de vagas disponíveis é importante, principalmente se você vai atender a famílias, pois a maior parte delas têm dois carros e por isso, vão precisar de espaço.

E não pense que um imóvel com garagem tem diferencial competitivo, pois hoje em dia esse ítem já é obrigatório e vai ser muito difícil conseguir alugar uma casa ou apartamento sem vagas para automóvel. O número de vagas é que pode dar um diferencial, pois apartamentos geralmente oferecem 1 ou 2 vagas, dependendo do padrão.

Então, se você vai construir um imóvel com padrão mais elevado, leve em consideração a quantidade de vagas disponíveis, pois isso é um ponto decisivo na escolha dos inquilinos.

Mesmo se você trabalhar com locação de casas para temporadas deve priorizar imóveis com vagas de garagem. Isso porque muitas pessoas viajam de carro e vão precisar do espaço durante a estadia.

7. Calcule corretamente o valor do aluguel

A escolha de todos os ítens anteriores vai refletir diretamente no valor do aluguel. Embora ele esteja no final da nossa lista, ele deve ser um dos primeiros a serem avaliados na hora da escolha de construir para alugar. Isso porque o valor da locação depende de vários fatores como: localização, tipo de imóvel, padrão, número de vagas de garagem etc.

Então pense em quanto você deve pensar em quanto você pretende lucrar com os aluguéis.

Lembre-se que caso você contrate uma imobiliária, ainda terá que pagar taxas de administração do imóvel.

No entanto, o valor da locação deve estar dentro da realidade de seu público e esteja de acordo com os preços cobrados por imóveis similares, principalmente na região. No caso de imóveis por temporada, os valores sempre são diferenciados, dependendo da época do ano.

Essas são nossas dicas para você não errar na hora de construir para alugar. Se você seguí-las, terá grandes chances de ter um bom retorno.

Se você mora em Itabira e está a procura de lote para construir, a IMG Empreendimentos Imobiliários possui lotes na cidade. Entre em contato conosco e converse com nossos corretores. Teremos prazer em atendê-lo!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção