Conheça as vantagens de se morar em Itabira — MG!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Na hora de decidir onde morar, é importante conhecer os atrativos e os benefícios que a cidade oferece. Pontos positivos e negativos, sem dúvida, influenciarão a decisão. E, convenhamos, ninguém quer errar na hora de escolher uma moradia. Por isso, resolvemos mostrar o que você encontrará caso decida morar em Itabira.

Neste post destacamos os principais motivos para comprar um imóvel no município mineiro, que é conhecido por suas figuras ilustres, como Carlos Drummond de Andrade. Além de história, o município oferece qualidade de vida, atrações de lazer, paisagens naturais e oportunidades.

Tem interesse pelo tema? Siga conosco e fique por dentro do assunto!

Referências históricas

Itabira está localizada na região sudeste do país, no leste de Minas Gerais, a apenas 100 quilômetros de Belo Horizonte. Sua população atual é de 110 mil habitantes.

Ela se tornou conhecida nacionalmente por ser a cidade do poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos autores mais célebres do país. Mas muitas outras características fazem da cidade um destaque. Há muito o que ser dito sobre o município. Confira!

Homenagens a Drummond

Ainda falando de Drummond, quem vai a Itabira não pode perder o chamado “Caminhos Drummondianos”. Um museu a céu aberto foi criado, espalhando 44 pontos com placas-poemas em que Drummond se refere a Itabira.

Na Rua Tiradentes, há o paredão de “Uma cidade toda paredão”. Um sobrado, “Casa de barão, entre plebeus”, também virou poema.

Há ainda o Memorial Carlos Drummond de Andrade, que foi desenhado pelo mais famoso arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer. Por sua vez, a Casa de Drummond conta a história do poeta na cidade e é aberta a visitantes e curiosos. A Fazenda do Pontal resume as histórias e obras do poeta.

Outros atrativos turísticos

Saindo um pouco do circuito de Drummond, há atrativos ligados à aventura. Uma rampa de voo livre permite a prática do esporte radical. Ela é considerada um dos melhores pontos de voo no Estado para esse tipo de atividade.

Um esporte não muito difundido é canyoning. Há quem o pratique na Fazenda Cachoeira Alta, situada no distrito de Ipoema, que possui uma queda de aproximadamente 100 metros.

Quem gosta do contato com a natureza pode visitar o Ecológico da Mata do Intelecto, com cachoeiras convidativas para um passeio em família no final de semana.

Há ainda o Pico do Amor, perfeito para um fim de tarde, e o Centro Itabirano de Artesanato, com trabalhos de artistas locais.

Gastronomia convidativa

De tão boa, a gastronomia é um atrativo para quem deseja morar em Itabira. E virou festival gastronômico, que atrai turistas e moradores da região. O Circuito do Sabor, que já está em sua 12ª edição, reúne 20 estabelecimentos da cidade. Entre os pratos típicos locais estão os voltados à culinária mineira, como frango com quiabo, frango ao molho pardo, tropeiro, entre outras iguarias que só os mineiros sabem fazer.

Belezas naturais

Uma lista criada pela Associação Circuito Turístico do Ouro coloca Itabira entre os melhores municípios mineiros para visitar, especialmente para aqueles que buscam o turismo ecológico, rural e de aventura devido às cachoeiras, trilhas e fazendas.

Visitas ao Parque Municipal da Água Santa, Ipoema e a Serra dos Alves são algumas das atividades imperdíveis existentes na região e que podem ser ótimas oportunidades para descansar e espairecer.

A vegetação natural faz parte da região como um todo e em passeios rápidos de carro pela região é possível admirar outras tantas paisagens deslumbrantes. Há a Mata do Limoeiro, a Pedra da Igreja, a Serra do Bicudo e a Serra dos Alves, além das cachoeiras dos Cristais, do Campo, da Boa Vista, do Limoeiro e do Meio.

Melhor cidade para se viver

Itabira foi eleita a melhor cidade para se viver considerando o Índice de Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros, calculado em 2006 e divulgado em 2009. O dado foi divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), em levantamento realizado pela instituição.

O IFDM, Indíce Firjan de Desenvolvimento Municipal, calcula a qualidade de vida em diversos municípios brasileiros ao considerar os resultados em educação, geração de emprego, renda e saúde.

Quanto mais próximo da nota 1, melhor é considerado o nível de desenvolvimento do município. Itabira recebeu nota 0,8548, ou seja, o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios Brasileiros em Minas Gerais. 

A liderança no ranking demonstra que houve desenvolvimento em saúde, educação, emprego e renda na cidade mineira, indicando que ações interessantes foram desenvolvidas pelo poder público local, permitindo maior qualidade de vida à população.

Melhor universidade do Estado

Com campus em Itabira, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi eleita a melhor escola de educação superior do Estado pela Times Higher Education (THE), uma publicação da Inglaterra voltada para estudos educacionais. A Unifei está no topo do ranking de Minas Gerais entre 1.000 universidades pesquisadas em todo o mundo.

A universidade ainda recebeu nota 4 no Índice Geral de Cursos, ou seja, está entre as excelentes dentro do ranking, que leva em consideração a qualificação do corpo docente, as condições de infraestrutura, as notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros.

A Unifei oferta 2.183 vagas para graduação e 433 vagas para pós-graduação.

Desenvolvimento econômico

A infraestrutura de Itabira está relacionada à mineração, uma das principais fontes de renda e de desenvolvimento econômico do município. A Vale movimenta substancialmente a economia da cidade, e com tendências de crescimento, já que a mineração é um campo ainda em extensa exploração.

Conhecer a cidade onde vai morar, saber dos seus atrativos, opções de turismo, lazer e entretenimento, além das oportunidades no mercado de trabalho, é fundamental para basear uma decisão. Por isso, Itabira é um ótimo exemplo de cidade em expansão e com opções que agradam pessoas de todas as idades e hábitos de vida. 

Gostou do que viu? Agora que você conheceu as vantagens de morar em Itabira, entre em contato com um de nossos consultores. Vamos amar ajudar você a encontrar o imóvel ou lote ideal na cidade!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção