Comprar uma casa pronta ou construir? Saiba qual é a melhor opção!

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Quem deseja ter um imóvel próprio costuma ficar em dúvida entre comprar uma casa pronta ou construir. Afinal, é difícil comparar os prós e contras de cada opção, pois elas podem parecer mais atraentes dependendo dos desejos e das necessidades dos moradores.

Nessa hora, é fundamental fazer um bom planejamento e procurar por empresas de confiança para auxiliar na decisão. Elas podem explicar como funciona a transação em cada caso, esclarecendo todos os detalhes para você fazer uma boa escolha.

Neste texto, mostramos os pontos importantes que devem ser analisados na hora dessa escolha. Continue a leitura e tenha mais segurança nesse momento!

Possibilidade de personalização

O primeiro ponto a se analisar ao escolher entre uma casa pronta ou construir é a possibilidade de personalização do espaço, de acordo com os gostos e o perfil dos moradores.

Ao comprar um lote e fazer uma obra, você poderá escolher cada detalhe: número de cômodos e tamanho de cada um, quantidade de banheiros, como será a disposição no terreno etc.

Nesse sentido, a vantagem é claramente da construção. Afinal, ao comprar uma casa pronta, você estará limitado às escolhas de quem fez a obra e às necessidades dessa pessoa na época. É sempre possível fazer reformas, quebrar paredes e alterar algumas coisas, mas isso às vezes sai caro e há limitações em questões estruturais.

Um detalhe que poucos pensam é o tamanho da própria construção e a disposição dela no terreno. Existem pessoas que gostam que a casa fique na parte da frente, mais perto da rua, para que sobre um bom espaço para o quintal. Já outras querem a obra no fundo do terreno, para ter um jardim maior.

Essa é uma questão que não é possível — ou não é viável economicamente — ser alterada em uma casa pronta. Você pode construir edículas e outros espaços no lote, mas não poderá alterar a localização da construção dentro do terreno — e isso se tornará um problema se a família precisar de determinada área.

Diferença nos custos

Uma questão que deve ser bem analisada no momento de escolher entre uma casa pronta ou comprar um lote para construir é o custo efetivo total. Apesar de, com a primeira opção, você saber de antemão quanto vai gastar, é preciso considerar as taxas de transferência do imóvel e outras despesas.

Se optar por construir, é preciso somar o custo do lote ao orçamento completo da obra, incluindo acabamentos e outros detalhes, para ter uma ideia de quanto gastará no total. Muitas pessoas não conhecem de fato todos os custos desse trabalho, por isso, é importante fazer um bom planejamento.

Apesar de ser um pouco mais difícil de calcular o custo total, isso não quer dizer que comprar um lote e construir saíra mais caro do que optar por uma casa pronta. Afinal, durante a construção, é possível achar formas de economizar. Veja algumas dicas:

  • pesquise quais são os produtos de qualidade e que estão mais em conta;
  • negocie o valor dos materiais com os distribuidores;
  • encontre mão de obra qualificada e tente negociar os valores cobrados.

É preciso considerar dois pontos: quanto a família tem de reserva para gastar na casa própria e como será feito o planejamento para ter um orçamento completo da construção. Considerando essas duas questões, é possível saber melhor o custo-benefício de cada opção e o que será mais benéfico a médio e longo prazo.

Tempo necessário para se mudar

O tempo necessário para se mudar pode ser um fator decisivo ao decidir entre comprar uma casa pronta ou construir.

Ao escolher a primeira opção, será possível fazer a mudança logo que receber as chaves, depois de toda a transação de compra e venda — o que não costuma demorar muito.

Porém, quando se compra um lote para construir, é preciso contratar um profissional capacitado para fazer o projeto, comprar materiais, buscar mão de obra e esperar o tempo de construção para, depois, fazer a mudança.

Nesse meio tempo, pode haver atrasos, falta de equipamentos e outros problemas que culminam com o atraso da entrega.

Outro fator que dificulta um pouco a espera acontece quando a família está pagando aluguel. Enquanto a construção não fica pronta, você terá esse gasto mensal, o que pode trazer mais despesas e, até mesmo, frustrar alguns planos.

Quando o imóvel atual precisa ser entregue para o proprietário em pouco tempo, também fica mais difícil esperar a conclusão da obra para poder fazer a mudança. Por isso, é fundamental pesar todos esses pontos antes de decidir entre comprar uma casa pronta ou construir, anotando todas as despesas e pensando nos prós e contras de cada opção.

Tipos de acabamentos e detalhes

Escolher todo o acabamento e detalhes da casa é um ponto muito favorável de comprar um lote e construir. Afinal, desde os materiais básicos até a decoração, tudo será escolhido por você, de acordo com o orçamento e as especificações necessárias.

Na hora de planejar a construção da casa, já é possível escolher todos os detalhes, mas isso não quer, dizer que, no meio do caminho, você não possa alterar alguma coisa.

Conseguir encontrar um imóvel pronto que satisfaça totalmente às suas expectativas pode ser uma tarefa bastante difícil, e fazer as reformas necessárias pode ser inviável em alguns casos. É possível mudar algumas coisas de que não gostou, mas isso demandará mais despesas.

Você precisará arcar com a mão de obra para fazer o serviço, comprar os materiais e ter que conviver com uma reforma, o que poderá atrapalhar a rotina de todos.

Desde que a mudança não interfira na estrutura do imóvel, é possível escolher outros acabamentos. Isso é uma grande vantagem, afinal, o ideal é que a casa própria seja do jeito que você sonhou e agrade toda a família.

Contratação de mão de obra qualificada

Além de escolher todos os acabamentos e detalhes, ao comprar um lote para construir, você poderá contratar mão de obra qualificada.

Em casas prontas, você terá que confiar na qualidade de toda a construção para não ter problemas no futuro, como reformas estruturais e reparos no imóvel.

Claro que casas prontas podem ter uma ótima estrutura, sem problema algum em relação à construção. Mas, para ter certeza disso, é essencial contratar um profissional da área para fazer uma vistoria completa e garantir que tudo está em ordem.

Quando você mesmo vai fazer a construção, comprando os materiais de qualidade e contratando mão de obra qualificada, terá a certeza de um bom trabalho.

Considerando todos esses pontos e as diferenças entre comprar uma casa pronta ou construir, a tendência é que a segunda opção seja mais vantajosa. Porém, é preciso fazer um bom planejamento, desde a aquisição do lote até os detalhes da obra, para garantir um imóvel de qualidade e que atenda aos objetivos da família.

Agora que você já conhece mais sobre o assunto, ficou interessado em adquirir um lote? Então, confira o nosso texto sobre as vantagens de comprar terreno em loteamento!

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Equipe IMG

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção
Converse com a gente no WhatsApp