Comprar imóvel financiado: vale a pena?

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Comprar imóvel financiado serve tanto para aquisição de um lugar novo ou usado. O financiamento ocorre por intermédio do banco, o qual realiza o pagamento do bem no lugar no comprador e parcela o valor total em mensalidades que possam ser pagas em tempo predeterminado.

O imóvel fica em nome de quem solicitou o financiamento, mas não pode ser envolvido em outras negociações até que a dívida com o banco seja quitada. Quase todos as instituições financeiras mais populares e conhecidos do país oferecem a possibilidade de financiamento de imóvel, o que muda são as condições de pagamento, como o prazo de quitação, taxas de juros e o limite de quantia financiada.

Para solicitar, basta ir ao banco e conversar com um dos gerentes, apresentando documentos, como RG, CPF, comprovante de renda e residência. Para proteção do cliente, as parcelas não devem ultrapassar 30% do rendimento mensal bruto da família e os dados do solicitante não devem constar nos registros do SPC e SERASA.

Depois disso, o banco solicita aos engenheiros ou arquitetos a avaliação do imóvel que está para ser financiado, a fim de comprovar o valor real do empreendimento. Depois disso, o contrato é elaborado e vendedor e comprador assinam o documento, formalizando a compra.

Não são apenas os bancos os únicos a promover o financiamento de empreendimentos imobiliários. Nesse caso, existem 3 tipos de modalidades:

  • Financiamentos pelo SFH;
  • Financiamentos pelo SBPE;
  • Financiamento por Construtoras.

Vantagens de comprar um imóvel financiado

Sem dúvidas, a principal vantagem em comprar imóvel financiado é contar com a verba faltante para realização do sonho da casa própria. Para quem não conseguiu juntar uma quantia alta, o financiamento atua como uma saída menos burocrática e cansativa para comprar uma casa à vista.

Usar a casa assim que o financiamento for efetivado também está entre as vantagens da transação. O patrimônio fica livre para reformas e usufruto, mesmo no início do pagamento das mensalidades. Ou seja, não há um período de carência entre o fechamento do contrato e a entrada na residência.

Ao financiar um imóvel, menos dinheiro precisa ser investido na compra do bem, garantindo a reserva de recursos que podem ser usados para reforma da casa ou em investimentos. Essa também pode ser uma boa oportunidade para pensar no futuro, já que o financiamento também funciona para quem já possui residência própria.

Investir em imóveis é uma excelente maneira para poupar dinheiro, pensando em garantir um futuro economicamente mais estável. As opções pós financiamento são bastante rentáveis, como o aluguel do local e a venda valorizada, que pode ocorrer mesmo antes que o financiamento for quitado.

Ver-se livre do aluguel é um dos grandes benefícios de comprar imóvel financiado. Nesse caso, se trata de trocar o valor do aluguel pelas mensalidades do financiamento, o que resultaria em basicamente a mesma quantia. Para isso, é preciso se preparar e juntar a quantia de entrada. Depois, basta continuar o pagamento, assim como com o aluguel.

Usar o FGTS também está entre as vantagens de financiar um apartamento ou casa novinhos ou usados. Para quem trabalha há mais de três anos sob regimento da CLT e tem os descontos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o saldo em conta pode ser usado para abater o valor do imóvel novo.

Desvantagens do financiamento

Existem prós e contras a serem pesados na transação e, a taxa de juros elevada é um deles, por isso é muito importante pesquisar em mais de um banco e comparar as taxas praticadas para poder escolher a melhor opção.

Outro ponto negativo é a burocracia envolvida no processo. São necessários muitos documentos comprobatórios e, caso um deles seja negado, o atraso para resolver a situação pode ser considerável. Entretanto, estando atento às datas e informações solicitadas, dificilmente o cliente incorrerá em problemas como esse.

Talvez o maior dos temores de quem pretende solicitar um financiamento seja a perda do bem em caso de falta de pagamento das mensalidades. De fato, o risco é real e a casa pode ser devolvida à instituição financeira nesse caso. Contudo, trata-se de planejar-se e tentar antever imprevistos, criando fundos reservas em casos emergenciais, como o desemprego.

Veredito final

Então, no fim das contas, vale a pena apostar no financiamento? Depende. Em qualquer tipo de decisão importante, que envolve a transação de altas quantias e o futuro da sua família, deve haver um planejamento prévio e o comprometimento em fazer dar certo.

Ao solicitar a quantia, é preciso estar ciente de alguns sacrifícios terão de ser feitos para poupar mais dinheiro e garantir o pagamento das mensalidades. Ou seja, para quem está disposto a realizar o sonho da casa própria, ter um lugar só seu e garantir maior tranquilidade financeira para a família, sim, o investimento vale a pena.Comprar uma casa ou lote faz parte da realização pessoal de muita gente e, para lhe aproximar dessa realidade, você pode contar com o auxílio da IMG Empreendimentos.

Entre em contato conosco e conheças nossas condições facilitadas para aquisição de lotes, loteamentos e imóveis.

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Igor Scaldini

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção