Como se organizar financeiramente para comprar imóvel em Itabira?

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

O sonho de grande parte dos brasileiros é conquistar a casa própria, seja à vista, seja financiada. O desejo de comprar imóvel em Itabira se intensificou ainda mais com a pandemia e a adoção do home-office, já que muita gente, especialmente jovens trabalhadores, utilizavam suas casas somente para comer e dormir. Com o distanciamento social, o lar passou a ocupar uma posição muito mais central, o que aumentou a procura pela compra de imóveis

Imagine conseguir tudo isso em uma cidade tranquila, arborizada e segura como Itabira? Pois saiba que, com o planejamento financeiro adequado, muita pesquisa e dedicação, comprar imóvel em Itabira pode realmente se tornar realidade em pouco tempo! 

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura!

Vamos lá? 

Quite seus débitos 

Sabe aquele ditado que diz que não se pode dar um passo maior que a perna? Pois é! Na hora de comprar imóvel em Itabira, é imprescindível estar com as contas em dia e sem dever para ninguém. Até porque, se a sua opção for fazer um financiamento, será impossível conseguir crédito tendo o “nome sujo na praça”. 

Então, antes mesmo de começar a juntar algum dinheiro de entrada, concentre seus esforços em pagar todas as dívidas, nem que seja preciso negociar com credores as melhores condições de pagamento e descontos sobre o montante devido. 

Pesquise incessantemente 

A regra é clara: pesquisar, pesquisar e pesquisar novamente. Informação nunca vai ser demais na hora de adquirir um imóvel. 

Encontrar o imóvel ideal que atenderá às necessidades de toda a sua família é uma tarefa que exige bastante dedicação. A região ao entorno também precisa ser levada em consideração, mesmo que o imóvel esteja localizado dentro de um condomínio fechado com toda segurança e comodidade. 

Então, vá à vizinhança e faça uma “pesquisa de campo”.  Pergunte aos moradores o que eles acham sobre aquela área, se tem uma boa infraestrutura, se tem tráfego intenso de veículos e, o mais importante, como estão os índices de violência. 

Em cidades menores e com um ótimo IDH, como Itabira, todas essas questões costumam ter um bom índice de satisfação pelos moradores, mesmo em bairros mais afastados do centro. 

Analise opções de crédito 

Caso você tenha escolhido financiar uma parte do valor do imóvel, é muito importante investir um tempo para se informar sobre todas as modalidades de investimento e escolher aquela que melhor se adequará ao seu perfil. 

Existem diversos tipos de financiamento imobiliário, sendo os principais deles: 

  • Sistema PRICE: as prestações não sofrem alteração de valor durante o período de financiamento;
  • Sistema SAC: um dos mais utilizados, os valores das prestações ficarão menores ao longo do financiamento;
  • Sistema SACRE: o valor das parcelas são fixas durante um período e depois são reduzidos até a quitação completa do débito;

Dica extra: em geral, um imóvel na planta costuma ter um afiançamento de até 90% do seu valor total. Já os empreendimentos usados, por demandarem um montante de entrada maior, têm uma taxa de afiançamento muito menor pelas instituições financeiras. 

Como visto, é possível se organizar financeiramente para adquirir um imóvel sem dores de cabeça e arrependimentos (e com altas chances de valorização no futuro), especialmente em uma cidade tão bem posicionada em termos de Desenvolvimento Humano, com ótimos índices de saúde, educação e qualidade de vida no geral! 

E então, gostou do artigo? Aproveite e conheça nossos lotes no Vale do Sol, a região que mais cresce em Itabira e que está cada vez mais sendo mais valorizada pelo mercado imobiliário! 

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Igor Scaldini

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção