Como investir dinheiro para ter lucro?

Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção

Para quem é novo no ramo do investimento, encontrar meios seguros para investir dinheiro pode ser mais difícil do que parece. Mesmo com as idas e vindas do mercado financeiro, principalmente por motivos políticos, a área de investimentos permanece crescendo e sugerindo ser um bom momento para ampliar as aplicações.

Alguns pontos negativos ainda deixam os brasileiros receosos em realizar grandes movimentações e investir dinheiro, como os ajustes fiscais inesperados e constantes. Assim, a economia passa a ser vista com maior fragilidade, suscetível às pressões grevistas e pelo noticiário exterior.

Para manter-se em seu local de conforto, mas conseguindo enxergar o crescimento dos valores aplicados, a dica para os iniciantes é investir em ativos que tenham a ver com o perfil pessoal, mas sempre em busca de maior diversidade na carteira. As opções mais conhecidas, Tesouro Direto e CDB, são populares justamente pela estabilidade que oferecem.

Mesmo os mais experientes ou não, também podem optar por títulos privados, debêntures e o COEs (Certificado de Operações Estruturadas), boas oportunidades de investimento rentável e sem grandes riscos. A grande sacada para conseguir atingir os patamares planejados é escolher investimentos que estejam alinhados aos objetivos pessoais para o futuro do investidor.

Erros de quem está começando a investir

Saiba o que é mais importante para você nesse cenário. Observar o rendimento é fundamental, mas estar atento à liquidez também é imprescindível. 

Liquidez é um conceito que corresponde à facilidade e velocidade com as quais um ativo pode ser convertido em caixa. Ou, em uma definição mais simples, é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro.

Caso esse seja um meio que deseja permanecer por mais tempo, não tenha medo de optar por estratégias a longo e médio prazo. Entretanto, entenda que o presente também deve estar entre as suas prioridades.

Não é ideal pensar que os investimentos servem apenas para garantia do futuro. Desde que não existam reservas para o momento atual, é necessário pensar nos resultados a curto prazo. Para isso, diversifique seus investimentos em ativos que tenham liquidez imediata e parte em ativos com menos liquidez. Afinal, ativos com menos liquidez tendem a ter um rendimento melhor.

Melhores investimentos para ter lucro

Dificilmente algum leitor deste blog ainda acredita que colocar o dinheiro na poupança é sempre a melhor maneira para guardar o dinheiro e esperar lucros a partir dele. Apenas se tornará um investidor de sucesso quem começar investir, mesmo que pouco e devagar.

Dado o primeiro passo, é possível ir bem no ramo das aplicações com quantia menores. Você pode começar pelo Tesouro Selic, por exemplo, que é uma opção até mais segura que a famosa poupança e rende cerca de 20% a mais.

Esse é um dos meios mais procurados na renda fixa e requer um investimento mínimo de apenas R$96,30, ideal para quem possui um capital bastante modesto. As características mais importantes para quem optou pelo Tesouro são os riscos baixos, alta liquidez, rentabilidade com valor maior que o da poupança e baixa volatilidade.

Para quem busca outras maneiras de manter-se seguro, garantindo rentabilidade de acordo com a inflação, somada a uma taxa fixa, o Tesouro IPCA também é um bom alvo. Enxergando objetivos futuros, a opção é excelente, já que o ganho real caminha de acordo com a porcentagem IPCA, que é a inflação correspondente ao período.

Contudo, caso seja interessante ter o dinheiro disponível em breve, procure por outra possibilidade de investimento. O Tesouro IPCA deve ser visto como uma chance para o futuro, sem alterar a quantia até a data de vencimento.

Já o COEs, ainda não popular entre os brasileiros, chegou ao país apenas em 2014. Trata-se de uma opção um pouco mais complexa, devido à mistura de investimentos de renda variável aos de renda fixa, o que é bastante positivo para trazer diversidade à carteira.

Entretanto, os valores são mais altos do que o mínimo necessário nas outras opções citadas. Para começar, o primeiro depósito deve estar acima dos R$1.000,00, com prazo para retirada de três anos, mas com acesso às movimentações nacionais e internacionais. Assim, o banco recebedor da quantia, a utilizará para investir em commodities, moedas estrangeiras e ações de qualquer lugar no mundo.

Apesar de precisar de um aporte maior e ser um pouco mais arrojado do que o esperado por um investidor iniciante, existem benefícios como a isenção da taxa administrativa e confiabilidade nos bancos responsáveis pela administração do dinheiro.

Investir dinheiro agora pode ser a garantia da realização dos seus sonhos, como a aquisição de um automóvel ou a compra de um imóvel. Para facilitar o seu ingresso à rotina de investimentos, a IMG Empreendimentos surge como opção de aplicação em terrenos e moradias. Acesse o site e descubra maneiras interessantes para investir com foco na valorização da quantia e estabilidade financeira.

Como escolher o seu lote?

Como escolher o seu lote?

baixe agora

Igor Scaldini

materiais

Baixe agora os materiais educativos da IMG
Fique por dentro do nosso conteúdo e receba tudo o que você precisa saber sobre loteamentos, desde investimento a construção